Os 7 segredos para evitar abandono de carrinho na loja virtual

Se você tem uma loja virtual, sabe que o abandono de carrinho é uma grande preocupação do setor. A taxa de desistência de compra é superior a 70% em alguns sites de e-commerce, o que representa quase 4 trilhões de dólares em vendas não realizadas.

Tais números mostram a importância de pensarmos em ações que aumentem as chances do consumidor finalizar a compra. Por isso, separamos 7 dicas para ajudá-lo nessa tarefa! Vamos lá?

Este texto foi escrito por Thiago Távora, consultor de e-commerce da iSET, empresa de tecnologia que oferece como principal solução uma poderosa plataforma de e-commerce 100% em nuvem.

1. Use alertas de saída de página

Muitas empresas têm usado o envio de alertas quando o potencial cliente indica que vai sair da página. Normalmente, a mensagem oferece algum benefício para que ele permaneça no site.
Em caso de abandono do carrinho de compras, o ideal é mostrar a importância de a compra ser concluída naquele exato momento. Para tanto, informe que há poucas unidades em estoque ou que o produto está em promoção por tempo limitado, afinal, isso gera uma sensação de urgência no usuário.

2. Invista na estratégia de retargeting

Outra forma de aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual é adotar o retargeting. Ele consiste em abordar novamente o usuário com conteúdo referente a algo que ele já buscou antes.
Essa estratégia apresenta altas taxas de conversão, uma vez que a pessoa demonstrou interesse pelo produto e, talvez, apenas necessite de um pequeno incentivo para concluir a compra.
Dentre as formas de retargeting existentes, o envio de e-mails e de SMS são muito indicados. De acordo com o site Business Insider, e-mails enviados até três horas após o abandono do carrinho têm taxa de abertura de 40% e taxa de clique de 20%. Isso comprova o quanto essa técnica funciona.

3. Facilite a recuperação do carrinho

Não adianta usar retargeting ou alertas de saída de página se, quando a pessoa retornar ao seu site, ela tiver que refazer todo o processo de compra. O ideal é que a sua plataforma de e-commerce ofereça a recuperação do carrinho de maneira bem simples, já com os itens incluídos na visita anterior.​

4. Disponibilize mais de uma forma de pagamento

É essencial disponibilizar mais de uma forma de pagamento para o consumidor, seja por meio de boleto bancário ou de cartões de crédito de diferentes bandeiras. Também apresente opções de parcelamento para garantir que a compra seja finalizada.

5. Ofereça incentivos que levem a compra

Algumas pessoas ficam indecisas no momento de fechar a compra, portanto, ofereça incentivos que facilitem a sua decisão. Depoimentos de outros compradores ou cupons de descontos exclusivos são boas opções.

6. Tenha um checkout sem distrações

Possua um checkout simples, claro e objetivo, que contenha apenas as informações necessárias para o consumidor fechar a compra. Muitas lojas virtuais exibem conteúdos que não são relevantes nesse momento e acabam distraindo seu usuário.

7. Use dados para testar melhorias

A melhor forma de saber se uma mudança está trazendo resultados é por meio da experimentação. Faça pequenas alterações no seu checkout e não deixe de monitorar os resultados, a fim de estabelecer relações de causa e efeito.
Por exemplo, você pode perceber que muitas pessoas abandonam o carrinho quando chegam na fase de cálculo do frete. Então, é possível que o seu valor esteja muito alto. Uma ideia é testar reduzi-lo e, em seguida, avaliar os resultados. Caso a taxa de abandono diminua, você identificou um ponto de melhoria.
Gostou de conhecer 7 segredos para evitar o abandono de carrinho na loja virtual? Então, comente aqui quais dicas você costuma usar na sua empresa!

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