Entrega no prazo em e-commerce | Frenet
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Ilustração do processo de entrega no ecommerce

A importância dos prazos em e-commerce

A logística do e-commerce é a espinha dorsal da operação quando precisa ocorrer fora dos computadores. São vários os processos que precisam estar alinhados — como separação organizada de mercadoria e armazenagem — para que o principal deles, a entrega, transcorra satisfatoriamente, obedecendo a um importante fator: o prazo no e-commerce.

A entrega do produto é a etapa em que o cliente atinge a sua maior expectativa, afinal, sua almejada compra está chegando. Adiantar esse prazo pode surpreendê-lo bastante, em contrapartida, atrasar uma entrega quebrará completamente o clima e pode fazer com que o cliente nunca mais compre em sua empresa.

Confira neste artigo por que cumprir com os prazos de entrega é uma das melhores maneiras de fidelizar o cliente e adquirir uma ótima reputação.

 

Ilustração do processo de entrega no ecommerce

Prazo no e-commerce

É bastante comum na internet nos depararmos com empresas que são definitivamente endeusadas pelos clientes por terem um serviço de transporte ágil e que, quase sempre, entregam antes do prazo informado.

Mesmo que o produto seja barato e as opções de pagamento sejam variadas, o fator que prevalece é sempre a entrega. “Entrega super ágil”, “O produto chegou antes do prazo” e comentários semelhantes são corriqueiros. A entrega sempre vai se destacar sobre os demais fatores positivos, bem como anulá-los, caso não atinja as expectativas do cliente. Portanto, se atente muito a ela.

Impulsionamento nas conversões

O serviço de entrega é um fator-chave na hora da decisão de compra de um cliente. Se ele teve uma má experiência com o e-commerce e demorou a receber o produto, vai pensar duas ou mais vezes antes de comprar da empresa novamente e vai buscar alternativas mais em conta para ele.

Em contrapartida, se a entrega for ágil, isso vai ser exposto na internet por quem realizou a compra e, desta forma, a empresa com certeza vai figurar entre as principais opções de novos possíveis clientes que estão procurando por uma loja para comprar. Além, é claro, de manter os seus clientes usuais satisfeitos e comprando com a empresa.

Acompanhamento do transporte

Conforme já mencionado, é de conhecimento geral que a última etapa do processo logístico — a entrega — é o momento em que a euforia do cliente está às alturas, e saber onde o produto está é essencial para ele. Ou seja, é extremamente importante que o e-commerce forneça ao comprador a possibilidade de acompanhar a entrega sempre que ele desejar.

Uma das melhores formas de fazer isso é utilizar um ERP robusto que, por si só ou integrado a um gateway de fretes, ofereça integração com os sistemas dos transportadores, de forma a automatizar tarefas administrativas, como enviar feedbacks automáticos com cada movimentação da mercadoria.

Variedade nas opções de entrega

Os clientes possuem preferências individuais muitas vezes bastante distintas. Enquanto uns não se importam em pagar mais para receber o produto rapidamente (mesmo que o valor seja alto), outros preferem pagar pouco, ou até mesmo ganhar o frete grátis, em detrimento de um recebimento mais rápido.

Ferramenta relativamente nova e em constante adoção pelos e-commerces, o gateway foi criado justamente para isso. Ele é um software capaz de conectar ERPs de e-commerces com sistemas de transportadoras, de forma a tabelar diversas informações sobre frete, como prazos de entrega, modalidades e valores.

Uma vez definidas essas informações, é possível, no momento do check-out, oferecer diversas opções de entrega aos clientes, permitindo que eles optem pelo modelo ideal, de acordo com a sua necessidade — seja com uma entrega rápida ou com uma taxa de entrega em conta.

Otimização dos processos logísticos

Muitos gestores vêm investindo forte na otimização constante dos processos logísticos em toda a cadeia de suprimentos, a fim de assegurar o prazo no e-commerce. Isso principalmente em virtude das altas demandas, que não param de crescer, e também da concorrência cada vez maior, em um cenário em que a disputa pela preferência do consumidor tornou-se uma forte ferramenta para exigir aprimoramento constante.

No fim, os dois lados ganham: um com o aumento do faturamento e o outro com a possibilidade de desfrutar de serviços cada vez melhores.

Como está a sua logística? Utiliza algumas das boas práticas mencionadas no artigo? Não deixe de compartilhar a sua opinião conosco nos comentários!

 

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