Pós-venda no e-commerce: conheça 4 dicas essenciais

Deseja aumentar as vendas e, consequentemente, alcançar uma posição de maior destaque? Precisa atrair mais clientes, fidelizá-los e melhorar a sua imagem perante o público? Então saiba que você está no lugar certo, pois, aqui, nós falaremos sobre um dos principais fatores no que refere-se ao relacionamento com os consumidores: o pós venda no e-commerce.

Por incrível que pareça, muitos empreendedores ainda não se deram conta de que esse é um dos grandes aliados para o sucesso do negócio. Queira você ou não, o atendimento ao cliente sempre foi e continuará sendo um ponto-chave para todo e qualquer tipo de comércio que pensa em crescer — físico ou on-line.

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar 4 dicas essenciais em relação ao pós venda no e-commerce. Continue a leitura e confira. Não perca!

1. Dê atenção total ao cliente

O primeira dica para ser possível proporcionar um pós-venda de excelência é dar atenção total ao cliente. E o que isso quer dizer nesse caso? A resposta: que você deve obrigatoriamente deixá-lo por dentro de tudo o que acontece em relação aos pedidos.

Um exemplo disso é a disponibilização dos códigos de rastreio, que estarão relatando o caminho dos produtos. Entenda que a espera pela mercadoria é um momento que costuma causar uma certa ansiedade, por isso, procure amenizar essa expectativa utilizando-se dessa prática.

Caso o consumidor entre em contato para tirar suas dúvidas, faça tudo o que estiver ao seu alcance para saná-las. Ter esse cuidado demonstra que a sua loja está comprometida com ele, favorecendo, desse modo, a fidelização.

2. Treine sua equipe

Treinar a sua equipe é outro fator importante para que se possa oferecer um atendimento de qualidade. Assim sendo, invista na capacitação dos colaboradores, sempre visando à resolução dos problemas com o cliente.

Nesse sentido, a ideia é prepará-los para não jogar a responsabilidade dos acontecimentos para os agentes terceiros. Para exemplificar, evite culpar os Correios ou as transportadoras pelos atrasos, mesmo sendo culpa deles.

Oriente os funcionários a assumirem os problemas, pedindo desculpas e mostrando-se totalmente disponíveis para solucioná-los. Simples assim. Não é preciso nem falar que educação e cordialidade são pilares básicos.

3. Simplifique o contato

Procure simplificar o contato, oferecendo diversas formas de atendimento. Além dos tradicionais e-mail e telefone, não se esqueça de que há modos mais rápidos e, provavelmente, de melhor agrado por parte dos próprios consumidores.

Exemplos são as redes sociais, o WhatsApp e os chats on-line, canais que certamente facilitarão a execução do pós venda no e-commerce.

4. Agradeça

E, por último, mas não menos relevante, está o agradecimento pela escolha e confiança que o cliente depositou em seu negócio. Ao realizar uma venda, envie um e-mail para o comprador agradecendo pelo pedido: isso pode ser feito de maneira automática.

Utilizar esse recurso é uma ótima forma para aproximar-se do seu público. Enfim, lembre-se de agradecê-lo sempre que necessário, ou seja, após qualquer interação que houver.

Para concluir, vale frisar que o pós venda no e-commerce desempenha um papel de extrema importância para a fidelização dos clientes. Isso é certo.

O que achou deste artigo? Gostou? Então veja como fazer o rastreamento dos produtos no comércio eletrônico.

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