Opção “retirar na loja”: aumente suas vendas e evite desistências

O desafio de aumentar as vendas de um e-commerce pode ser solucionado ao entender e minimizar os abandonos de carrinhos. Essas desistências nos sites de compras podem estar relacionadas às objeções dos clientes com relação ao frete.

Seu cliente pode retir sua mercadoria direto na loja com opção "retirar na loja".

Pensando nisso, hoje vamos mostrar algumas das vantagens de oferecer a opção de “retirar na loja” para os clientes próximos ao seu estabelecimento e como isso pode aumentar as vendas do seu negócio.

O omni-chanel pode aumentar suas vendas

A popularidade do mobile acrescentou uma mudança de comportamento significativa no consumidor. O que antes era separado entre on e offline, hoje pode ser entendido sem distinção. Uma vez que os consumidores têm a informação na palma da mão, usam isso a seu favor e fazem consultas online a fim de conhecer o produto antes da compra. Esse comportamento se justifica na busca pelo melhor preço, melhor avaliação de outros consumidores e melhor produto para seu tipo de uso.

Em outras palavras, o conceito omni-chanel traz à tona o consumidor multicanal: ele pode conhecer o produto na internet, comprar na loja física ou vice-versa, sem nenhuma regra. Entendido o conceito, vamos entender a vantagem da retirada em loja sob a opção do tradicional frete.

Valor do frete, segurança e tempo de entrega

Já falamos que o frete pode gerar desistência de compra, mas vamos entender melhor o porquê.

O valor pode estar em jogo, pois, como sabemos, nem sempre é possível oferecer a opção “frete grátis” para todas as regiões ou mesmo todos os produtos. Mas questões como segurança e tempo de entrega também são importantes para entender o motivo do abandono de carrinho.

Muitos consumidores fazem buscas sobre a reputação da loja antes de finalizar a compra. Nesse momento a avaliação e experiência de outros clientes contribuem para a certeza de que vão receber o produto com segurança em suas casas, mas ainda assim não há garantia da compra.

Assim como preço, o prazo também pode gerar objeção, uma vez que o cliente deseja possuir o produto com mais rapidez e urgência, sem precisa pagar mais por isso. Um grande desafio logístico, não é mesmo? Não necessariamente…

Vantagens de retirar na loja

A opção “retirar na loja” pode ser uma grande vantagem para o consumidor e solução para o comércio. De um lado há a redução de custos com frete e rapidez para possuir o produto. Do outro, aumento das vendas, redução de abandono de compra e maior índice de satisfação do cliente.

A opção deve ser oferecida no momento final da compra, junto à opção de “calcular frete”, assim ela poderá ser a melhor solução no caso de insatisfação com a entrega em domicílio.

Para que ocorra sucesso nesse tipo de entrega, é preciso que haja garantia de um estabelecimento com estoque disponível próximo ao cliente. Por isso, pode ser necessária uma consulta prévia de CEP para saber qual a localização, e se há ou não, loja próxima e com estoque para a retirada da compra.

Viu como a opção retirar na loja pode ser muito vantajosa para o seu negócio aumentar as vendas e a satisfação dos consumidores? Você já está colocando em prática na sua loja? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco.

Retirada na loja com Frenet

O Frenet disponibiliza uma forma intuitiva, simples e rápida de configurar a opção de retirada na loja. A configuração desta opção de entrega é feita no painel administrativo do Frenet.

Veja mais detalhes de como configurar esta opção em Configuração da opção “Retirada na Loja”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *