O que é Drop Shipping?

Nunca foi tão fácil abrir uma loja como hoje em dia. Basta se apoiar na versatilidade e no alcance da internet. Uma das vantagens mais atraentes de um e-commerce é que você pode ter o seu comércio sem a necessidade de um estoque para começar a vender. Isso é feito através de uma modalidade relativamente nova de logística: o Drop Shipping.

Drop Shipping - entregador com mercadorias

Cada vez mais as pessoas percebem como é possível ganhar dinheiro com a internet. Graças à tecnologia, não é preciso todo o gasto que estaria envolvido ao criar uma loja física, por exemplo. Com a plataforma de e-commerce certa e uma estratégia bem pensada, qualquer pessoa pode abrir a sua loja virtual e ter muito sucesso com ela.

Assim, o Drop Shipping é um aliado do lojista que não quer desperdiçar recursos e muito menos arcar com muitas despesas em seu início. Com este modelo de logística qualquer pessoa pode abrir a sua loja virtual e obter sucesso.

Por que usar Drop Shipping?

Em essência, Drop Shipping é como uma terceirização do seu estoque. Em vez de ter que se preocupar com encomendas e armazenamento em um depósito para depois vendê-los, os seus produtos vêm de outra empresa, com toda a conveniência para você e o seu cliente. Quando a compra é feita, você só transfere o pedido para o seu parceiro de Drop Shipping, que vai lidar com o resto dos detalhes logísticos.

Ao proporcionar economia de recursos ao negócio, o Drop Shipping permite ao lojista ter mais tempo para se dedicar a outras tarefas, que contribuam para o desenvolvimento da sua loja.

Trabalhar com este modelo é substancialmente mais barato do que a forma tradicional, o que é muito convidativo para iniciantes neste segmento. Além disso, qualquer correção de rota que se faça necessária na estratégia da loja não gera tanto prejuízo quanto seria sem o Drop Shipping.

Quais os benefícios deste tipo específico de parceria?

O Drop Shipping oferece muita comodidade para o lojista, que não só poupa o gasto com a manutenção de um estoque físico, como também, possui uma forma de pagamento eficiente. Somente quando um produto é comprado pelo cliente que o lojista de fato o adquire do seu parceiro de Drop Shipping.

É importante que esta distinção seja feita, já que existem vários outros modelos de parceria de logística que não funcionam desta maneira. Se a sua relação com seu fornecedor lhe poupa de ter que manter um estoque, mas, ainda assim, envolve uma compra periódica em grandes lotes, não se trata de um sistema de Drop Shipping. Somente seria se você estivesse pagando pelos produtos apenas quando eles fossem requisitados pelos seus clientes.

Drop Shipping é o ideal para você?

Apesar de contar com várias vantagens atraentes para todo tipo de lojista, o Drop Shipping também conta com algumas desvantagens. A primeira, mais óbvia, é que você não detém controle sobre o seu estoque. Além disso, é preciso garantir que o seu parceiro seja de muita confiança, afinal, a sua loja perderá muita credibilidade se não puder atender a demanda dos seus clientes.

Você pretende adotar a logística de Drop Shipping ou já o utiliza na sua loja? Quais são as suas necessidades? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários.

Um comentário em “O que é Drop Shipping?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *