Marketing de conteúdo: o que é e como pode aumentar minhas vendas?

Novas tendências do marketing digital se revelam a cada dia, mas algumas se destacam por seus altos índices de efetividade. Esse é o caso do marketing de conteúdo, estratégia que vem apresentando resultados cada vez melhores e que, atualmente, já é responsável por mais de 90% dos cliques na internet.

Sua empresa ainda está ignorando o marketing de conteúdo? Então, está mais do que na hora de corrigir esse cenário! Buscando engajar seu público-alvo através da produção de conteúdo relevante, a estratégia fará a diferença em seus resultados. Quer conhecer melhor o que é e como aplicar o marketing de conteúdo? Continue a leitura!

marketing de conteudo

Resolução e relevância: a importância do marketing de conteúdo

A esfera digital é um ambiente concorrido, onde os usuários são bombardeados por uma infinidade de anúncios, banners, vídeos, imagens e outros tipos de publicidade. Nesse contexto, o marketing de conteúdo foi desenvolvido para alcançar essas pessoas, saturadas diante de tanta informação, de forma mais complexa e profunda.

O marketing de conteúdo, portanto, tem o objetivo de auxiliar seu (futuro) cliente, fornecendo informações relevantes que o ajudarão a resolver seus problemas. Assim, através de materiais envolventes, você conseguirá atraí-los, engajá-los e, por fim, fechar um negócio.

Sem divulgar diretamente seus produtos e serviços, você envolverá os potenciais clientes nos valores e na missão da sua empresa. Outro benefício é que o marketing de conteúdo funciona como um filtro do público, deixando apenas aqueles que realmente se interessam pelo que você tem a oferecer serem fisgados.

Comunicação e envolvimento: os canais do marketing de conteúdo

Agora que você já sabe quais são os benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para a sua empresa, é hora de colocar a estratégia em prática! Para te ajudar nisso, a seguir, apresentamos alguns dos principais canais para você explorar:

Blog post

O blog post é o formato mais comum de marketing de conteúdo. Aqui, através de artigos, você chamará a atenção de seu potencial consumidor através de soluções para seus problemas, resoluções de dúvidas, apresentação de alternativas, etc. A linguagem deve seguir o padrão de estilo da sua empresa, mas prezar pelo dinamismo característico da internet.

Através de técnicas de Search Engine Optimization (SEO), você poderá escolher as palavras-chaves certas para conquistar um lugar de destaque para seu site no Google e em outros buscadores. A maioria dos blog posts é feita no tradicional formato de texto, mas muitos blogs mesclam-nos com imagens e vídeos.

Newsletter

Se você possui uma lista de contatos ou de seguidores do seu blog, pode enviar seus conteúdos diretamente para a caixa de entrada deles. Através da estratégia de e-mail marketing, a newsletter costuma gerar bons índices de conversão, pois o e-mail é uma ferramenta muitíssimo utilizada hoje, tanto no ambiente pessoal quanto no profissional.

Ao contrário do que acontece na mídia paga, em que o consumidor é bombardeado com muitas informações que não tem relevância alguma para ele, a newsletter exige que a pessoa solicite receber essas informações. Portanto, lembre-se que, antes de fazer uma oferta direta, é preciso encantar o consumidor.

Páginas nas redes sociais

Não há dúvidas de que o ponto de encontro dos consumidores é nas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram, Slideshare, Soundcloud, Tumblr, Pinterest, Google+, LinkedIn, Snapchat… Todas essas plataformas podem ser grandes aliadas para obter sucesso nos negócios, pois a produção de conteúdo para redes sociais tem um alto poder de compartilhamento e relacionamento com o usuário.

Cada nicho de mercado e o perfil de cada empresa guiará o tipo de conteúdo mais adequado para cada público-alvo. Além dos formatos citados aqui, ebooks, infográficos, apresentações de slides, webinars, whitepapers, cases de sucesso, guias, hangouts, podcasts e tantos outros irão conquistar e engajar seus clientes atuais e futuros.

E então, pronto para colocar a mão na massa e fazer a diferença com o marketing de conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Sugestões e experiências para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Um comentário em “Marketing de conteúdo: o que é e como pode aumentar minhas vendas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *