Marketing de conteúdo ajuda seu e-commerce vender mais

Televisão? Nada disso! Hoje, o brasileiro passa a maior parte do seu tempo livre na internet — ao menos é o que diz a pesquisa mais recente da Secom, a Secretaria de Comunicação Social da República. Segundo o estudo, os usuários das novas mídias ficam conectados, em média, por cerca de 4h59 durante a semana e 4h24 nos finais de semana.

E diante dessas novas preferências, o que temos percebido é também uma nova tendência natural das pessoas a não aceitarem mais interrupções comerciais, como acontecia na época em que a TV era o principal meio de comunicação — afinal, não existem intervalos comerciais na web!

E esse é um dos motivos pelos quais quem entrega conteúdo (e não apenas publicidade) por meio de blogs tem mais chances de fazer sucesso no mercado. Hoje, eles já são um dos principais veículos para se trabalhar com marketing de conteúdo.

Agora, se você não faz ideia do que é marketing de conteúdo e de como criar um blog pode te ajudar a vender mais, não se preocupe. Neste post, iremos te explicar melhor tudo sobre o assunto. Confira!

marketing de conteudo

Marketing de conteúdo: menos interrupção, mais interação

Para entender melhor o que é o marketing de conteúdo e porque ele realmente é eficiente para o seu negócio é preciso que, antes, você tenha em mente o seguinte: a publicidade interruptiva (como a dos citados intervalos comerciais) já não funciona mais como antes. E aqui podemos incluir até mesmo os banners da internet.

Como já foi comprovado em vários testes (como este do Nielsen Group, o maior nome de usabilidade do mundo), o nosso cérebro já se acostumou com os banners de sites e portais, e aprendeu a desviar o nosso olhar deles quando navegamos pela internet. Justamente por isso foi preciso que o marketing descobrisse uma nova maneira de chamar a atenção dos usuários para os produtos e serviços das empresas, e foi assim que nasceu o marketing de conteúdo.

A ideia do marketing de conteúdo

Com o objetivo de entregar algo realmente relevante para o usuário, o marketing de conteúdo é aquele em que uma marca cria um conteúdo e, por meio dele, faz com que o visitante atravesse a jornada do cliente, descobrindo que talvez tenha um problema que poderá ser solucionado pelo seu produto ou serviço.

Notou a diferença? Aqui, o usuário (e possível cliente) é atraído não por interrupção, e sim por uma interação inteligente, em que você mostra que pode, de fato, resolver um problema que o aflija.

Melhores clientes

Outro fator positivo desse tipo de marketing (e, claro, dos blogs) é que as marcas que atraem novos clientes por meio dele conseguem ter resultados ainda melhores, já que esses clientes tendem a ser mais engajados com a marca do que aqueles trazidos por meio do marketing tradicional.

O que acontece é o seguinte: como os visitantes do blog passam por uma espécie de funil de vendas, descobrindo ter um problema e decidindo lidar com ele por meio do que a sua marca tem a oferecer, eles acabam tendo um conhecimento maior sobre o problema em si, sobre a solução, e também sobre a marca — o que, se bem aproveitado pela empresa, pode fazer com que se tornem, mais tarde, defensores dela no mercado.

O Google e o marketing de conteúdo

Por fim, vale dizer que ter um blog e investir em marketing de conteúdo ajuda o seu e-commerce a se posicionar ainda melhor no ranking do Google, já que, com ele, você pode trabalhar ainda mais com as palavras chave, atualizar suas páginas constantemente — algo bem valioso para os mecanismos de busca — e ainda aumentar as chances de gerar links em sites de terceiros.

Agora você já sabe por que criar um blog, certo? Então, não deixe de aproveitar todos esses benefícios que ele e o marketing de conteúdo podem trazer para o seu negócio!

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