desafios das lojas virtuais

Os 5 maiores desafios das lojas virtuais em seu primeiro ano

 Conseguir criar um e-commerce é a primeira grande conquista do empreendedor que resolveu investir no, já consolidado, comércio eletrônico. No entanto, é necessário desenvolver uma estratégia de negócios que garanta que o esse e-commerce supere os maiores desafios a serem enfrentados pelo negócio em seu primeiro ano de atividade.

Quer saber quais são esses desafios e como superá-los? Então confira a nossa lista a seguir!

Gerar visibilidade para o site

Seu e-commerce tem tudo que seu público-alvo precisa, mas você ainda não tem clientes? É hora de pensar na visibilidade de sua loja virtual! Em geral, as compras realizadas pela internet começam a partir de uma pesquisa nos mecanismos de busca. Por isso, se você deseja visibilidade para o seu site, é necessário que ele esteja bem posicionado nas ferramentas de pesquisa.

Para aumentar a visibilidade, faça uma pesquisa sobre seu e-commerce nos mecanismos de busca. Onde ele aparece? No início das pesquisas ou no final da página? Registre seu e-commerce no Google Index e no Google Shopping. Assim, toda vez que um cliente fizer uma busca que esteja relacionada ao seu negócio, sua página será exibida.

Pode ser que o nome do seu domínio não seja uma referência direta aos produtos/serviços que você oferece. O uso de palavras-chaves também ajuda sua página a ficar melhor colocada em buscas na internet.

Aquisição de novos clientes

O e-commerce transformou o comércio e, com ele, surgiu também um novo tipo de consumidor, mais crítico e seletivo, antes de concluir a compra. Quer atrair novos clientes? Ofereça a ele a melhor experiência de compra possível. Todo consumidor gosta de produtos de qualidade a um preço acessível, mas uma melhor experiência tem a ver com outros fatores, que considerem as expectativas de quem realiza uma compra na loja virtual.

Ainda existem certos receios de novos consumidores com relação ao preenchimento de dados financeiros e também em relação ao recebimento do produto, por exemplo. Daí a importância de um design responsivo, que possibilite que o processo de compras seja o mais simples, rápido e seguro possível, para aumentar o número de vendas. Além disso, disponibilizar ferramentas que facilitem a conclusão da compra e oferecer diferentes opções de pagamento, também, são uma boa alternativa para atrair novos clientes.

Fidelizar os consumidores antigos

Outra solução eficiente para a aquisição de novos consumidores é aproveitar os retornos positivos de clientes que já realizaram compras em sua loja virtual. Se você realizou um bom trabalho, incentive os comentários desses compradores!

O pós-venda também precisa ser parte de sua estratégia de marketing. Valorize o seu consumidor, deixando sempre claro o quanto ele é importante para o seu negócio. Que tal enviar e-mail de marketing focando no seu relacionamento com esse consumidor sem deixar de apresentar as novidades do seu site e um desconto especial?

Aumentar o ticket médio de cada cliente

Além da conquista de novos clientes e da fidelização dos antigos, sua loja virtual pode ver o faturamento crescer com o aumento do ticket médio de cada cliente. Mas como superar esse desafio? Primeiramente, ofereça a possibilidade de compra conjunta, indicando para o cliente que a compra de um kit é mais econômica do que a aquisição individual. O frete grátis e os descontos também são bem-vindos — e é importante mostrar ao cliente o quanto ele pode economizar, para estimulá-lo a consumir mais.

Outra solução para o aumento do ticket médio, que garante o retorno dos clientes, são os programas de recompensas e cupons de descontos. Pense nisso!

Desenvolver estratégias de gestão para e-commerce  

Por mais que você ofereça o mesmo produto ou serviço de uma loja física, o seu e-commerce deve ser planejado de acordo com as demandas específicas da venda online.

Reveja seu planejamento e gestão elaborados no início e veja se ele ainda é viável depois do primeiro ano de funcionamento. Nesse momento, você já terá conquistado alguma experiência no negócio e, certamente, poderá implementar melhorias para gerir melhor seu e-commerce.

Com o design certo, uma página que oferece melhores experiências de compra, para novos e antigos clientes, além de estratégias para aumentar o consumo médio de cada comprador, seu e-commerce vencerá os desafios de seu primeiro ano sem dificuldades.

Gostou deste post? Tem outras dicas para empreendedores de e-commerce? Compartilhe conosco!

 

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