Logística para e-commerce: o que sua transportadora precisa saber

Há quem diga que um bom produto e um bom preço são os principais fatores de sucesso para uma loja virtual. Porém, mesmo que sejam elementos importantes, a logística para e-commerce é razão mais decisiva.

Ter um processo logístico de sucesso não define apenas todo o processo que leva o produto do estoque até as mãos de seu cliente. Ele é responsável por fatores como entrega em dia, produtos em bom estado e entregues no local correto. No atual cenário virtual, em que empreendedores estão investindo cada vez mais em e-commerces, esses são os elementos que definirão se o cliente voltará a comprar de você.

No início, estruturar e realizar as tarefas logísticas corretamente pode parecer uma tarefa simples e fácil de executar, porém, à medida em que a loja cresce e o número de pedidos aumenta, esse trabalho se torna mais complicado e os erros começam a aparecer. Devido a isso, existem processos que tanto você quanto a sua transportadora devem estar totalmente alinhados.

logística-para-ecommerce

Fluxo de pedidos

Um dos pontos mais importantes da logística para e-commerce é a quantidade de pedidos que são vendidos diariamente. É normal grandes lojas virtuais possuírem uma integração com sua transportadora, agilizando o processo. Porém, para e-commerces que estão buscando o crescimento, uma ótima opção são os serviços intermediários de integração logística, pois eles possibilitam que a empresa disponha de valores de frete mais competitivos.

Logística reversa

A lei dos direitos do consumidor no meio digital garante que o cliente possa fazer a devolução de seu produto com até sete dias após recebê-lo. Devido a isso, diariamente vários produtos são devolvidos no mercado, sendo assim, sua transportadora deve estar ciente de todas as mercadorias que estão com status de troca ou devolução para que a insatisfação do cliente seja revertida.

Prazo de entrega

Não existe nada pior para o consumidor que um produto com atraso na entrega. Se você não possui um sistema integrado à sua transportadora, você terá que ter um controle manual desses pedidos para que ele seja entregue no prazo para a transportadora e chegue em dia na casa de seu cliente.

Integridade do produto

Independente do tipo de produto que você vende, ele deve estar sempre bem embalado para que não sofra nenhum dano na hora da entrega. Por isso, é muito importante que você possua embalagens padronizadas tanto para facilitar o transporte quanto para proteger e conservar o produto. Sua transportadora também deve estar totalmente ciente desse aspecto para que o produto receba os devidos cuidados no processo de entrega.

A logística para e-commerce é um fator delicado e pode ser um dos principais motivos para o fechamento de uma loja. Se você possui um pequeno e-commerce e busca o crescimento e a otimização de processos gradativamente, uma excelente opção seria optar por serviços intermediários de integração. Fazendo isso, você não só abrirá novas oportunidades para o seu negócio, como também aumentará as vendas de sua loja.

 

Caso você possua alguma dúvida sobre como fazer essa integração ou como otimizar o seu processo logístico, deixe um comentário!

2 comentários em “Logística para e-commerce: o que sua transportadora precisa saber

  1. Olá Alexandre,
    A limitação de tamanho de caixas e pesos quem irá estabelecer é a transportadora que você irá trabalhar. O Frenet fará a integração de sua loja virtual à transportadora de sua preferência respeitando todas as limitações, abrangância e restrições desta.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *