gestão do tempo

Gestão do tempo: como ter sucesso no e-commerce?

Diversas são as atribuições de um empreendedor online. Checar pedidos, contactar fornecedores, responder clientes, pagar boletos, enviar produtos, ler e-mails, cuidar da saúde… Ufa! Parece que 24 horas não são suficientes para tanta coisa, não é mesmo?

Nesse contexto, é imprescindível saber como otimizar a gestão do tempo. Desse modo, torna-se possível fazer tudo isso com eficácia e ainda sobra tempo para relaxar e zerar as energias no final do dia.

Ficou curioso para saber como? Confira algumas dicas!

1. Mapeie sua rotina

A primeira coisa a se fazer para melhorar a sua produtividade e otimizar as suas tarefas é fazer um diagnóstico do seu dia.

Muitas vezes, desperdiçamos muito tempo com coisas banais, como redes sociais, conversas no Whatsapp, vendo vídeos no Youtube etc.

Então, faça um checklist da sua rotina e procure eliminar ou reduzir o tempo gasto com coisas que não são proveitosas para o seu dia a dia.

2. Organize o seu dia

Uma vez tendo conhecimento do seu tempo e das atribuições, é hora de otimizá-las. Faça uma lista com tudo o que você precisa fazer no dia, depois classifique cada tarefa por ordem de importância.

Uma dica é identificar o seu período mais produtivo. Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, já outras, após o almoço ou no fim da tarde.

O conselho é fazer aquilo que demanda mais esforços neste seu momento, de forma a obter um retorno mais positivo.

Sempre que possível, procure delegar tarefas mais operacionais para alguém de confiança. Assim, você fica com mais tempo livre para se dedicar a atividades mais estratégicas.

3. Anote suas tarefas

Hoje em dia, os empreendedores que procuram formas mais eficientes de gestão do tempo encontram na tecnologia uma forte aliada.

Aplicativos de compromissos, como o Evernote ou o Google Agenda, são excelentes ferramentas nesse contexto.

Você pode agendar suas obrigações e os apps enviam notificações sobre elas. Dessa forma, você não esquece de nenhum afazer.

Além disso, você pode registrar anotações, salvar páginas da internet e compartilhar arquivos de maneira mais simples e prática.

4. Foque nos seus compromissos

Sabemos que a rotina de um empreendedor é atribulada e fazer várias coisas ao mesmo tempo é comum. Entretanto, esse hábito compromete a eficácia das tarefas.

Para evitar ter que fazer uma mesma tarefa duas vezes, ou corrigir um erro no futuro, o segredo é se dedicar, sempre que possível, a uma coisa de cada vez.

Além disso, lembre-se de riscar da lista toda vez que concluir uma tarefa: esse hábito ajuda o seu psicológico a querer fazer mais e mais…

5. Dedique um tempo a você

Tão importante quanto organizar o seu dia é reservar um tempo para você. Afinal, estar com a saúde mental em ordem é fundamental para fazer um bom trabalho.

Procure não passar muito tempo sentado, não pule refeições, consuma alimentos saudáveis, tenha noites de sonos regulares, aproveite os amigos, beba bastante líquidos etc.

Cuidar de si mesmo, além de ótimo para a sua saúde, melhora o seu estado de espírito e contribui para manter a sua motivação sempre em alta.

É importante salientar que esses hábitos de gestão do tempo no e-commerce devem ser aplicados constantemente. Toda vez que perceber que está saindo da rotina, procure voltar a anotar tarefas e a otimizar seu dia.

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