Como otimizar a gestão de logística da sua empresa e-commerce?

 Ao realizar a decisão de uma compra via e-commerce, os consumidores fazem um balanço entre o tempo de espera pelo produto e o custo do serviço de entrega. O resultado negativo desse balanço é um dos principais fatores responsáveis pela desistência no carrinho de compras. Para garantir maiores taxas de conversão, é essencial ter um bom sistema de logística, que assegure prazos curtos e custos baixos aos clientes. No post de hoje, falaremos sobre maneiras de otimizar a gestão de logística para seu e-commerce e como elas podem contribuir para o crescimento do seu negócio!
Gestão de logística. Fluxo de picking packing e envio

Cheque seus processos internos e procure oportunidades de melhoria

Antes de culpar a transportadora por atrasos e contratempos, verifique os processos internos de logística, assegurando que a os procedimentos de emissão de documentos, separação e embalagem dos produtos e liberação da mercadoria estejam fluindo, sem a ocorrência de erros. Procure identificar gargalos que possam ser trabalhados para garantir maior agilidade no fluxo.

Preveja sua demanda e organize melhor seu estoque

Avalie quais produtos tem maior giro de compras e quais saem menos. Faça uma previsão da sua demanda e identifique quais produtos devem ficar mais acessíveis e próximos da expedição e quais não possuem tal necessidade. Organize seu estoque de forma a garantir que os produtos de venda mais comum possam ser despachados mais rapidamente. Assim, pode-se antecipar e direcionar os esforços relevantes para que as rotinas de logística sejam bem executadas.

Procure transportadoras confiáveis

É importante realizar um planejamento e entender qual o tamanho da sua demanda antes de contratar uma transportadora. Considere períodos de maior pico no número de vendas, tais como black friday e natal, e veja se a transportadora (ou transportadoras) escolhida possui estrutura para atender e cumprir os prazos estabelecidos, para não prejudicar sua performance junto aos clientes.

Utilize um sistema de gestão integrada

Com o crescimento do negócio e o aumento no número de vendas, gerenciar todos os pedidos se torna algo delicado, que pode ser resolvido com um bom sistema de gestão integrada para a logística. Com ele, é possível acompanhar todas as etapas do processo logístico, aumentando seu alcance de entrega, oferecendo melhores opções de frete e, por consequência, otimizando sua taxa de conversão. Um gateway de fretes pode te oferecer transporte inteligente, que permite o acréscimo de tempo de fabricação de produto, restrição de entrega de alguns itens frágeis por operador logístico e o desenvolvimento de uma política de fretes por região, avaliando as melhores opções para cada uma delas.

Avaliar os custos totais de investimento na gestão de logística, associados aos custos totais do seu comércio, é importante para garantir que o negócio tenha um crescimento que se sustente. Uma experiência ruim com a entrega de um produto, marca o cliente que não voltará a comprar. Por isso, deve-se aliar o planejamento logístico ao desenvolvimento do e-commerce garantindo a satisfações dos seus clientes.

Algumas dessas práticas já é praticada no seu e-commerce? Tem alguma dúvida sobre como melhorar ainda mais seus processos? Deixe seu comentário abaixo e nos conte um pouco da sua experiência!

2 comentários em “Como otimizar a gestão de logística da sua empresa e-commerce?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *