estratégia de co-marketing para e-commerce

Estratégia de co-marketing para e-commerce: não espere para começar

Se a sua loja virtual está iniciando as atividades, a dificuldade de se destacar em meio a tantas outras acaba se tornando um grande desafio.

Baixo orçamento, equipe enxuta e alta concorrência são um dos fatores que obrigam as lojas virtuais a se reinventarem a todo instante.

Muitas lojas, sejam elas físicas ou virtuais, têm recorrido a uma estratégia muito poderosa que vêm dando excelentes frutos para quem as usa.

O co-marketing para e-commerce está sendo utilizado por várias empresas e traremos sobre isso neste artigo. Continue a leitura!

O que é co-marketing para e-commerce?

Antes de partimos para as vantagens e como sua loja pode adotar essa estratégia, precisamos compreender o que de fato é o co-marketing.

O co-marketing é um conjunto de ações de marketing compartilhado entre duas ou mais empresas. Basicamente, essas empresas se juntam para formarem um novo produto ou divulgarem algum combo de produto de ambas as empresas.

Como ambas possuem um público com perfil parecido, acabam se juntando para justamente aumentar o alcance de suas marcas.

Um bom exemplo de co-marketing é quando uma marca de fast-food faz parcerias com fornecedoras de bebidas, onde ambas conseguem os resultados de aumento do alcance.

No meio digital essa estratégia assume diferentes formas, mas acabam tendo o mesmo objetivo.

Quais são as vantagens de adotar o co-marketing?

O co-marketing vem sendo amplamente adotado pelas lojas virtuais por causa das várias vantagens que essa estratégia traz, confira as principais:

  • Economia de tempo e dinheiro: como será desenvolvido ações conjuntas, sejam elas de divulgação de uma promoção ou a criação de um novo produto, o tempo e o dinheiro acaba sendo menor, já que os esforços são divididos entre as empresas.
  • Ampliação da audiência: com os esforços sendo divididos, ambos os lados terão a oportunidade de alcançar um público que proporcionará o aumento da atuação no mercado.
  • Metas atingidas mais facilmente: em todos os segmentos de lojas virtuais que existem um ponto se torna comum, o de se atingir as metas.
  • Aumento da autoridade: ao se propor alguma parceria com outras empresas, ambas acabam aumentando a autoridade em seus respectivos segmentos. Como o alcance se torna maior, a chance de se tornar referência no mercado acaba sendo dobrada por causa do co-marketing.

Como adotar o co-marketing em seu e-commerce

Entendido o que é e quais são suas vantagens, mas, preste atenção em alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração no momento que for propor a parceria. Algumas más escolhas poderão trazer mais resultados negativos do que positivos.

Separamos alguns pré-requisitos que seus futuros parceiros precisam ter:

  • Conteúdo de qualidade: sua futura parceira produz conteúdo relevante? Como se trata de um marketing compartilhado, a empresa precisa ter ferramentas que complementem a divulgação da colaboração ou do novo produto.
  • Referência no mercado: como se trata de uma ação conjunta entre as empresas, é interessante escolher uma parceira que seja referência em seu mercado de atuação. A possibilidade de aumentar os resultados se torna maior quando se associa com alguma empresa desse tipo.
  • Audiência relevante: esse ponto precisa ser avaliado com cautela para entender se realmente o público da sua parceira terá interesse em comprar com sua loja.
  • Produto ou serviço complementar ao seu: o co-marketing é voltado para o fortalecimento e crescimento de ambos os lados, não adiantará em nada se associar a um concorrente. O interessante é buscar parcerias de empresas que possuem produtos/serviços complementares, como uma empresa de lápis de escrever, enquanto a sua é de cadernos.

Como percebemos, o co-marketing para e-commerce pode trazer vários resultados positivos para a sua loja, mas precisa ser feito com muita atenção e empenho.

Como se trata de uma cooperação entre ambos os lados, os resultados devem ser relevantes para todos.

O co-marketing poderá ser um excelente aliado para o seu e-commerce, já que, além de ajudar no crescimento da sua loja e do seu mercado, poderá aumentar o cenário de e-commerces no Brasil.

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2 comentários em “Estratégia de co-marketing para e-commerce: não espere para começar

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