6 erros no e-commerce que você deve evitar

A preferência do consumidor nunca foi tão disputada em todos os ramos e plataformas do mercado: marketing, equipes de call center e vendas bem treinadas são alguns dos recursos nos quais muitas empresas vêm investindo para reter clientes.

No mundo do varejo online, o cenário é ainda mais concorrido. Entender as dificuldades que o cliente tem é tão importante quanto estar a par das suas necessidades: aquele defeito de navegação que você acredita ser irrelevante, pode ser um grande vilão, na verdade. Confira agora alguns dos principais erros no e-commerce e entenda como evitá-los.

Erros no e-commerce. Alvo com dardos caíxdos no chão

Interface poluída

Quando o usuário entra em uma loja virtual, o primeiro fator com o qual ele tem a experiência é a facilidade de navegação. Uma interface poluída e mal organizada — com muitas propagandas e gifs animados, por exemplo — dificulta imensamente a usabilidade, além de transmitir ao usuário uma impressão de amadorismo e falta de profissionalismo. Mantenha o layout o mais enxuto e prático possível.

Elementos mal dispostos

Nas suas experiências de compra online, você provavelmente já teve dificuldades em encontrar um elemento importante na página. Os usuários não têm tempo sobrando para vasculhar o site procurando um elemento que deveria estar estrategicamente bem localizado, mas não está. Os botões de ‘comprar’ e ‘carrinho’, por exemplo, devem ter destaque e estarem bem localizados. Utilize técnicas de UX (experiência do usuário) para assegurar-se de que tudo em seu site está no devido lugar.

Propagandas imprecisas

Sabe aqueles banners dispostos dentro dos sites que você compra, os quais apresentam produtos filtrados recentemente (ou que deveriam fazer isso)? Pois então, não é nada satisfatório o usuário procurar por produtos automotivos e os banners e propagandas do site apresentarem produtos para cabelo. Entenda o que o usuário quer e aja com precisão.

Passos do usuário não mapeados no e-commerce

Dependendo do porte do seu site, serão milhares de acessos por dia e, inevitavelmente, assim como em qualquer e-commerce, você enfrentará problemas do tipo: usuários que navegam, mas não colocam nada no carrinho, carrinhos abandonados, compras deixadas para trás quase no fim do checkout, entre outros. Se isso acontece, é porque alguma coisa está errada.

Mapeie todos os passos do usuário e trace uma linha com todos os procedimentos realizados por ele até chegar em determinado local do site. Através da análise destes dados, você poderá identificar os pontos divergentes na sua interface e corrigi-los.

Descuido com o pós-vendas

Utilizar o marketing para manter satisfeitos os clientes já fidelizados é tão importante quanto usá-lo para prospectar novos clientes. Depois de uma compra, seja ela grande ou pequena, envie um e-mail com uma pesquisa de avaliação sobre a facilidade de navegação ou com um questionamento a respeito da satisfação com os produtos comprados. Estas são práticas que demonstrarão profissionalismo e exaltarão o interesse que a loja tem em atender bem os clientes e saber de seus contentamentos e problemas com o site.

Falta de contato

Um dos mais graves erros dos e-commerce quando se trata de retenção de cliente é não manter contato. O web marketing foi criado exatamente pra isso. Utilize a sua newsletter no mínimo 4 vezes por semana para contatar os clientes e oferecer produtos do interesse dele.

Adversidades como falta de tempo e esquecimento são corriqueiras na vida das pessoas, mas um e-mail com um cupom de desconto para aquele produto que o usuário estava pesquisando um dia atrás pode servir como um ‘empurrãozinho’ para fazê-lo fechar a compra.

Conclusão: Mantenha o seu e-commerce em constante aprimoramento.

A rotina das pessoas se torna mais corrida a cada dia. Compromissos demasiados trazem a necessidade de que tudo seja ágil, prático e funcional. A facilidade de compra dentro da sua loja é, com certeza, uma das melhores amigas das conversões. Utilize técnicas de UI e UX para aprimorar cada vez mais o seu e-commerce e prover as melhores experiências possíveis aos usuários.

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