entrega expressa ou 24h

O que é entrega expressa?

Em virtude da competitividade do mercado, o e-commerce brasileiro precisa desenvolver abordagens inovadoras, sobretudo em suas operações logísticas. Nesse contexto, o que é entrega expressa para alguns pode ser uma entrega demorada para outros.

O tipo de entrega realizada ao cliente é determinante para a escolha do produto e da loja virtual. No interesse de ampliar o leque de opções, é importante atentar-se para o que é oferecido como vantagem competitiva para o consumidor.

A entrega expressa ou a 24 horas podem ser adotadas pela loja virtual, mas uma não pode funcionar em detrimento da outra: o serviço deve ter a agilidade como característica principal de qualquer maneira.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo eBit, a praticidade é vista como um dos motivos para o consumidor fazer compras pela internet (28%), ficando atrás apenas do preço (58%).

Portanto, continue conosco e descubra o que é entrega expressa e melhore o atendimento ao seu cliente. Boa leitura!

O que avaliar na hora de escolher a forma de entrega?

 

Produto

O produto é perecível? Suas dimensões e seu peso podem ser atendidos pelas transportadoras? Será cobrado o tamanho da carga ou o peso cubado? O tipo de produto permite a alocação de outros itens na carga? Existe a necessidade de uma entrega individual?

Todas essas questões precisam ser estudadas antes de combinar o prazo de entrega da mercadoria, para que não ocorra nenhum imprevisto que atrapalhe o cumprimento do que foi acordado.

Nicho

De maneira geral, o consumidor que deseja receber o produto mais rapidamente está disposto a pagar um pouco mais por isso, e entregas de urgência realmente exigem esse custo extra, já que esse também será incidido para a empresa que oferece o serviço.

Além disso, o cliente deve concordar com a flexibilidade por diferentes modalidades de entrega, que podem mudar conforme fatores, como volume da carga, endereço, condições de acesso, por exemplo.

Preço

O valor do produto também é determinante para o e-commerce oferecer um serviço de entrega rápida. Geralmente, as empresas transportadoras cobram sobre o valor da nota fiscal, mas, para entregas expressas, a taxa é sempre maior.

Caso o valor da mercadoria seja muito menor que o valor que seria cobrado para a realização da entrega expressa, o cliente pode não optar pelo serviço ou, então, fazê-lo somente quando for adquirir mais itens ou uma quantidade maior do que seria comprado inicialmente.

Se for o caso, prepare-se com antecedência para conseguir suprir essa demanda extra!

Transportadora

A transportadora consegue te atender em tempo hábil? Quais as condições da carga? É possível oferecer rapidez ao mesmo tempo que segurança?  Veja quais são as possibilidades e resguarde-se antes de oferecer entregas ágeis aos clientes.

Logística

O processo de logística da loja é bem estruturado? Existe um centro de distribuição? É possível que o cliente opte por retirar o produto em alguma loja física? O estoque da empresa é organizado? O produto poderá ser entregue logo em seguida da efetivação da compra?

Se sim, a sua loja virtual poderá utilizar os serviços de entrega expressa. Caso a resposta seja negativa, será necessário rever os processos logísticos internos e só então escolher a opção que oferecerá melhores condições para o atendimento da demanda dos clientes.

Afinal, o que é entrega expressa?

A entrega expressa consiste em distribuir o produto com a maior agilidade possível após a efetivação da compra. A ideia principal é permitir que o consumidor receba o item no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte, dependendo do momento da compra, da disponibilidade do produto, da forma de pagamento e da distância a ser percorrida pela transportadora.

Características da entrega expressa:

  • costuma funcionar somente nos dias úteis;
  • exige medidas que adiantem o serviço, como parcerias com empresas rodoviárias, marítimas e aéreas;
  • para otimizar o processo, a empresa pode criar postos para recepção, coleta e entrega das encomendas;
  • exige qualificação do profissional para que o desempenho na entrega seja o melhor possível;
  • o atendimento também é um fator pelo diferencial;
  • a localização é determinante para favorecer a agilidade nas entregas.

Se considerarmos o custo-benefício, apesar de ser uma das modalidades de entrega mais caras, a entrega expressa é mais interessante para os clientes, já que a comodidade para o recebimento em casa e a agilidade no serviço permitem que não seja necessário enfrentar filas para a retirada do produto, trânsito para visitar o PDV (ponto de venda) ou qualquer outro aborrecimento e despesa extra, como estacionamento ou condução, por exemplo.

Como se preparar para entregas rápidas?

Independentemente da forma como será feita a entrega, é preciso planejar o processo desde o momento da efetivação da compra. Inicialmente, identifique cada etapa do processo logístico, determine quem será o responsável pela entrega ou a empresa transportadora, quais serão os valores cobrados em cada trecho, ou pelo serviço em sua totalidade, e quais os casos em que será realizada a entrega expressa.

Se a entrega expressa for demandada, é importante preparar toda a estrutura quanto ao espaço físico e ao pessoal qualificado para o correto manuseio da mercadoria.

A partir desse ponto, será possível investir e aplicar ações que transformem o processo de entrega em um serviço expresso, já que este tem suas particularidades, desde a marcação até as operações de pickingpacking posting, em que o produto precisa ser tratado como preferencial.

O cliente 4.0 exige, a cada dia, operações mais dinâmicas, serviços personalizados e prazos mínimos, previamente acordados para satisfazer as suas necessidades, que mudam constantemente. Para aumentar a satisfação do seu cliente, crie um modo alternativo para atender aqueles que se encontram mais próximos da sede da empresa ou do centro de distribuição.

Se a encomenda for para um cliente que esteja mais próximo, opte pela contratação de motoboys, carros próprios ou uma transportadora local, que distribua as entregas de forma mais rápida e eficiente do que poderia ocorrer se fossem utilizadas opções tradicionais.

A tecnologia também auxilia as empresas nesse sentido: estuda-se a opção de utilizar drones para cargas de menor volume, sem contar que existem as opções de monitoramento da entrega por sensores de radiofrequência (RFID), telemetria, GPS e outras ferramentas que permitem acompanhar a logística de distribuição em dispositivos móveis por todos os envolvidos — embarcadores, transportadores e clientes.

Esse fato é imprescindível nos dias de hoje, dadas todas as ocorrências por roubo de carga, extravio e outros fatores que sempre acarretam no atraso das entregas.

Por que ser transparente?

Entregas rápidas são muito atrativas. Entretanto, se elas não forem executadas dentro do prazo, renderão reclamações devido à insatisfação do cliente por falta de transparência no processo.

Portanto, há de ser honesto com o consumidor quanto aos prazos e às condições acordados, além da necessidade de informar sempre que ocorrer algum fato inesperado que ocasione atrasos ou a troca indispensável da mercadoria.

Dessa forma, se a empresa não puder cumprir com o que foi combinado, no tempo previsto, é preciso informar exatamente o ocorrido e os motivos que levaram ao atraso. Isso demonstra o comprometimento da empresa com a satisfação do cliente, o que facilita o processo de fidelização.

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