entrega expressa ou 24h

Entrega expressa ou 24 horas: qual escolher?

Em virtude do mercado competitivo, o e-commerce brasileiro precisa desenvolver abordagens inovadoras, sobretudo em suas operações. Nesse contexto, o tipo de entrega pode ser determinante para a escolha da loja virtual. No interesse de ampliar o leque de opções, surge a dúvida: entrega expressa ou 24 horas?

As duas opções podem ser adotadas pela loja virtual, mas você jamais pode deixar de lado o serviço de entrega ágil. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo eBit, a praticidade é vista como um dos motivos para o consumidor fazer compras pela internet (28%), ficando atrás apenas do preço (58%).

Portanto, continue a leitura, descubra as características de cada tipo de entrega e tome sua decisão!

Quais são as diferenças na entrega?

A entrega expressa consiste em entregar o produto com a maior agilidade possível após a efetivação da compra. A ideia é permitir que o consumidor receba o produto no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo do momento da compra, da disponibilidade do produto e da distância a ser percorrida.

Esse tipo de entrega costuma funcionar somente nos dias úteis. Já a entrega 24 horas, por sua vez, é bastante semelhante, com a diferença de que acontece todos os dias.

Entrega expressa ou 24 horas?

Para responder a essa pergunta, é necessário avaliar:

Produto

O produto é perecível? Suas dimensões e peso podem ser atendidos pelas transportadoras?

Em caso positivo, as duas opções funcionam, principalmente se o atendimento ocorrer durante todos os dias da semana.

Nicho

De maneira geral, o consumidor que deseja receber o produto mais rapidamente está disposto a pagar um pouco mais por isso.

Além disso, ele deve ser flexível e aberto a diferentes modalidades de entrega. O cliente desconfiado costuma evitar pagar ainda mais por uma entrega.

Preço

O valor do produto também é determinante para o e-commerce oferecer um serviço de entrega rápida.

Caso ele seja muito barato, o cliente pode não optar pelo serviço ou, então, fazê-lo somente quando for adquirir grandes quantidades do item. Se for o caso, prepare-se com antecedência!

Transportadora

A transportadora consegue te atender? Veja quais são as possibilidades e se resguarde antes de oferecer entregas ágeis aos clientes.

Logística

O processo de logística da loja é bem estruturado? O estoque é organizado? Se sim, a sua loja virtual poderá utilizar tanto os serviços de entrega expressa quanto 24 horas. Caso não, será necessário rever os processos internos e só então escolher.

Como se preparar para entregas rápidas?

Independente da forma como será feita a entrega, é preciso planejar o processo. Inicialmente, identifique cada etapa, determine quem será o responsável, quais são os valores e quais os casos em que será realizada a entrega expressa ou 24 horas.

A partir daí, será possível investir e aplicar ações que adiantem o serviço de entrega. É preciso se atentar para o fato de que os pedidos com entrega rápida demandam uma preparação diferente dos outros pedidos.

Desde a marcação até as operações de picking, packing e posting, o produto precisa ser tratado como preferencial. Esse cliente exige uma operação mais dinâmica, pois precisa receber o produto dentro do prazo estipulado para ficar satisfeito com a compra.

Se possível, crie um modo alternativo para atender aos clientes mais próximos. Se a encomenda for para um cliente que esteja perto do estoque, é possível reduzir o prazo de entrega com motoboys, carros próprios ou com uma transportadora local.

Por que ser transparente?

Entregas rápidas são muito atrativas. Entretanto, se elas não forem executadas dentro do prazo, renderão reclamações devido à insatisfação do cliente. Portanto, há a necessidade de ser honesto com o cliente e de informar prazos e condições corretos.

Entrega expressa ou 24 horas? Vimos que optar por uma ou outra vai depender de uma série de fatores. Para atender bem, é preciso se preparar para isso.

Se mesmo assim não der para atender ao cliente no tempo previsto, é preciso informar a ele sobre o ocorrido e os motivos que levaram ao atraso. Isso mostra que você tem interesse em ajudar em eventuais transtornos, o que pode ser bem-visto pelo cliente.

Gostou do post de hoje? Então, para mais conteúdos interessantes como este, acompanhe-nos no Facebook e no LinkedIn!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *