4 dicas para diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce

Abandono de carrinho
Independente do tamanho ou do segmento que atua, o abandono de carrinho é um dos maiores problemas enfrentados pelas lojas virtuais.

Esse é um comportamento comum dos compradores e pode até ser considerado natural que o cliente escolha um produto, coloque-o no carrinho de compras, mas desista antes de finalizar o pagamento.

Você sabe por qual motivo isso acontece? Quer aprender o que fazer para reduzir o abandono de carrinho de sua loja virtual? Acompanhe neste artigo!

Por que os abandonos de carrinho acontecem?

São vários os motivos que levam um cliente a desistir de uma compra logo após escolher os produtos e os inserir no carinho de compra. E a maior parte deles está relacionado a informações que são oferecidas para o cliente somente depois do início do processo de compra.

Entre eles está o valor de frete muito acima das expectativas do cliente, impactando muito no valor final da compra. Outro fator relacionado ao frete, capaz de aumentar a taxa de abandono de carrinho, são os prazos de entrega muito longos, fazendo com que o cliente desista de esperar pelo produto.

Além dos motivos relacionados ao frete, um elemento capaz de fazer com que o cliente desista de um negócio é o uso de formulários de cadastro muito longos, que tomam muito do tempo do cliente e, muitas vezes, exigem informações que não são fáceis de encontrar.

A opção de pagamento também é outro fator que influencia no abandono de carrinho, pois muitas vezes não está claro desde o primeiro momento como o cliente poderá efetuar os pagamentos.

Como diminuir o abandono de carrinho em sua loja virtual?

Todas as objeções apresentadas por seus clientes no momento do fechamento da compra podem ser contornadas. Acompanhe as dicas para diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce:

1. Facilite o processo de cadastro em sua loja

O cadastro do cliente em sua loja virtual é essencial para finalizar uma compra, portanto, quanto mais simplificado for o processo de cadastro, menores serão as desistências por conta de um formulário muito longo ou da burocracia no repasse de informações.

Por isso, solicite apenas as informações essenciais de seu cliente, como endereço e dados para pagamento. Deixe para colher outras informações após a compra. Ofereça também o preenchimento automático dos campos de compra quando os clientes voltarem a comprar na sua loja virtual.  Com isso, a taxa de abandono de carrinho poderá diminuir consideravelmente.

2. Ofereça a garantia de um preço baixo

Muitos clientes comparam preços entre as lojas virtuais antes de finalizar uma compra e acabam desistindo de fechar um negócio, caso tenham a suspeita de que poderiam encontrar preços melhores se pesquisassem com mais calma.

Por este motivo, é indispensável que você reforce com todos os seus clientes que sua loja oferece bons preços e compatíveis com o mercado. Inserir estas informações nas telas de compra podem ajudar a dar uma tranquilidade maior ao seu cliente, facilitando o processo de compra.

3. Ofereça opções de frete grátis

Sempre que for possível, ofereça a opção de frete grátis para todos os seus produtos, mesmo que o valor do frete seja incluso no valor total do produto. Isso reduzirá as chances de cancelamento da compra e evitará que o cliente tenha uma surpresa negativa com o valor do produto.

4. Entre em contato por e-mail, caso o cliente desista da compra

Esta é uma dica que não irá evitar o abandono de carrinho, mas que pode te ajudar a recuperar a compra perdida. Sempre que um cliente avançar no processo de compra e desistir dela, você deve enviar um e-mail após 30 minutos do abandono do carrinho, reforçando a oportunidade de fechar negócio e as qualidades de sua empresa.

Você pode até mesmo oferecer um cupom de desconto para incentivar a venda. Uma ação simples como essa pode ajudar a recuperar uma venda perdida.

E você, quais ações realiza em sua loja virtual para diminuir o abandono de carrinho? Tem alguma ação que deixamos de citar neste artigo? Deixe um comentário!

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