4 dicas para reduzir custo do frete no e-commerce

Para o sucesso de uma loja virtual, é muito importante identificar gastos desnecessários e criar oportunidades financeiras para realizar melhorias no serviço. No caso do e-commerce, reduzir o custo do frete e oferecer um serviço ágil chega a ser mesmo uma questão de sobrevivência.

Se você acha que a velocidade da entrega cresce junto com o preço dela, está enganado. Existem algumas formas de reduzir tempo e gastar menos, adotando algumas práticas. Separamos delas, que podem ajudá-lo a fazer isso. Acompanhe!

custo do frete caminhão de entrega

Use transporte aéreo apenas em último caso

Como o prazo de entrega dos produtos é um fator-chave para o sucesso de um e-commerce, muitos gestores acabam apostando no transporte aéreo como forma de satisfazer seus clientes, principalmente em vendas para outros países.

Mas esse tipo de transporte sai muito caro, se comparado a outras opções como o transporte rodoviário ou por navios. Planeje a logística de seu e-commerce e opte pelo transporte aéreo apenas quando não houver alternativa. Isso vai reduzir consideravelmente seus custos.

Estabeleça parcerias com empresas de logística

Buscar parceiros para a realização da entrega dos seus produtos é uma boa saída para economizar. Os parceiros costumam oferecer excelentes descontos e, até mesmo, melhores condições de pagamento. Além disso, ao negociar com uma transportadora e centralizar grande parte desse serviço nas mãos de terceiros, grandes chances de você conseguir aumentar o seu volume de entrega e reduzir o prazo.

Mas fique atento: não conte com um único parceiro para a entrega de seus produtos. Isso evita que você seja prejudicado por imprevistos — como a greve dos correios — que, mesmo que não sejam de sua responsabilidade, acabam gerando grande insatisfação em seus clientes.

Busque opções de transportes específicas para certas localidades, que muitas vezes saem mais baratas que as dos Correios.

Negocie o agendamento de entregas

Algo que aumenta enormemente os custos de uma entrega são rotas com poucos produtos, em que os veículos rodam quase vazios. Essa situação fica ainda pior quando há tentativas de entrega em momentos em que o cliente não está em casa. O resultado são gastos extras com combustível e salário dos entregadores, além de ocupar um mesmo veículo por mais tempo.

Uma boa saída para esse problema é negociar datas específicas com seus clientes, permitindo que você crie rotas otimizadas, aproveite melhor a capacidade de seus veículos e reduza o número de viagens.

Identifique onde reduzir o custo do frete

Você sabe o seu custo médio de frete mensal? Para obter esse número, basta dividir o valor total que é gasto mensalmente com frete em seu e-commerce pelo faturamento total daquele mesmo mês.

Sabendo esse número, você pode compará-lo com os custos de entrega para algumas regiões específicas ou mesmo para determinados tipos de produto. Aqueles que estiverem acima do seu custo médio são os que precisam de redução. Essa prática ajuda, também, a criar a regra do frete para sua loja virtual.

Nunca é demais lembrar que a entrega do produto influencia muito na satisfação do seu cliente e numa avaliação positiva do seu e-commerce. Sua política deve ser de uma busca contínua por oportunidades de reduzir o custo do frete e tornar suas entregas mais rápidas. O seu cliente agradece!

Realiza alguma outra prática para reduzir o custo e diminuir o prazo de entrega? Tem alguma dúvida sobre as dicas que demos aqui? Deixe o seu comentário contando pra gente!

Um comentário em “4 dicas para reduzir custo do frete no e-commerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *