como fidelizar clientes no e-commerce

Como fidelizar clientes no e-commerce? Confira 6 melhores práticas

Entender o comportamento do consumidor é primordial para definir quais serão as estratégias para melhor atendê-los, especialmente quando se quer fidelizar clientes no e-commerce, afinal conseguir atrair e manter os consumidores é um dos maiores desafios que as lojas virtuais enfrentam no dia a dia.

A concorrência em qualquer nicho de mercado está cada vez maior. Isso não é à toa, já que o e-commerce vem crescendo ano a ano, e as empresas estão ampliando seus negócios por meio da internet.

Preparamos 6 dicas fundamentais para atrair e reter clientes em seu e-commerce. Não deixe de conferir:

1. Tenha um mix de produtos exclusivos

Oferecer um mix de produtos variados e exclusivos dá um destaque maior à sua loja virtual. Dependendo do nicho de atuação, os clientes acabam esperando ou até mesmo exigindo uma variação maior dos produtos.

Busque trazer novidades para o seu e-commerce. Até mesmo os consumidores mais fiéis acabam perdendo o interesse, quando encontram sempre os mesmos produtos.

2. Disponibilize conteúdo de qualidade

Sua loja virtual tem algum produto que possui uma funcionalidade a mais? Procure explicar o que há de novo, usando a produção de bons conteúdos. Não foque em falar somente na parte técnica! Mostre como o produto pode ser útil para o dia a dia do consumidor e procure solucionar as dúvidas que surgirem.

Utilizar os vários canais disponíveis para se comunicar de forma clara com o cliente é fundamental para um bom relacionamento.

3. Ofereça várias formas de pagamento

No mercado, existem várias formas de se realizar um pagamento — seja por intermediadores ou pagamentos diretos.

Além de oferecer o máximo de meios de pagamentos possíveis, tente facilitar o modo como isso pode ser feito. Oferecer a opção de compra com apenas 1 clique ou com dois cartões de crédito podem ser vantagens apreciadas pelo consumidor.

4. Tenha opções diferentes de entrega dos produtos

O frete é um dos maiores responsáveis pelo abandono de carrinho. Nesse caso, tente oferecer frete grátis ou condições especiais para determinados casos.

Deixe aberta a opção de retirada do produto nas lojas físicas, pois isso dá ao cliente a possibilidade de adaptar sua rotina, aproveitando uma possível proximidade para economizar no frete. Além disso, comprar pela internet e ter a possibilidade de retirar o produto ao lado de casa diminui a ansiedade, já que o cliente não tem que esperar que seja entregue.

Enviar brindes ou alguma forma de agradecer ao consumidor pela compra também pode ser um diferencial da sua loja.

5. Fidelize clientes no e-commerce com benefícios exclusivos

O cliente já fez alguma compra em seu site e, por isso, está na sua base de e-mails, portanto utiliza-a de forma inteligente. Mande regularmente e-mails com novidades, enfatizando que, por ele ser um cliente exclusivo, tem acesso a ofertas especiais.

Clientes que compram frequentemente em sua loja virtual gostam e esperam receber ofertas exclusivas, como um reconhecimento por escolherem seu e-commerce, e não outro.

6. Amplie seus canais de atendimento

Deixe sempre à disposição dos consumidores vários canais para atendimento. Oferecer um suporte bem estruturado com opções de contato — seja por e-mail, chat ao vivo no próprio site, telefone ou mensagens das redes sociais — traz mais confiança para o consumidor.

Tente solucionar as dúvidas ou reclamações de forma rápida e eficiente, pois isso pode se tornar uma oportunidade de encantar o cliente. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail no pós-venda, procurando saber se deu tudo certo com a compra. Esse tipo de atitude pode antecipar possíveis problemas, e ainda demonstra que está à disposição do cliente.

Esses são alguns pontos que podem ser incluídos no planejamento estratégico da sua loja.

Procure sempre entender quais são as necessidades dos seus clientes, já que eles que apontam o rumo de atuação e abordagem de sua loja virtual. Busque sempre ter um bom relacionamento com os clientes, pois você vai precisar passar mensagens positivas para ele e também ouvir o que seus consumidores têm a dizer.

Fidelizar clientes no e-commerce é encantar o consumidor em todas as etapas da interação do com a sua loja: sempre tenha isso em mente. Comente conosco o que achou das nossas dicas e aproveite para compartilhar as suas!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *