Como encontrar fornecedores? Descubra aqui!

O relacionamento com os parceiros corretos pode render resultados significativos à empresa. Afinal, esse tipo de relação também é estratégico, visto que ajuda a evitar contratempos e ainda colabora no processo de fidelização de clientes. No entanto, alguns lojistas ainda enfrentam impasses na hora de firmar parcerias, pois não sabem ao certo como encontrar fornecedores.

Esse questionamento ganha ainda mais peso quando o segmento é específico e complexo, porque só dificulta o lado do empreendedor, que precisa intensificar a busca pelos elos ideais. E, a depender do caso e da dificuldade de poder contar com a cooperação de outros negócios, alguns empreendimentos até partem para a fabricação de uma linha própria.

Todavia, para você não precisar chegar a esse ponto, separamos algumas soluções práticas e viáveis. Quer ver? Continue a leitura!

Defina o parceiro

Uma das melhores maneiras de começar, certamente, é delimitando as características do parceiro adequado, levando em conta os trâmites das negociações (nacional ou internacional).

Pois, da mesma forma que você precisa definir a abordagem, os canais, as ferramentas para conseguir se comunicar com o cliente em potencial, também deve escolher o perfil do facilitador, a partir do que ele disponibiliza. Das opções mais comuns encontramos:

  • drop shipping (microencomendas): quando não há necessidade de um estoque;
  • fabricante: que produz o conceito do produto do contratante;
  • fornecedor: distribui produtos e insumos de marcas já existentes.

Pesquise na internet

Uma das grandes vantagens do ambiente online está, justamente, no fato de poder encontrar os mais variados tipos de fornecedores. Mesmo que o processo seja um pouco demorado, ainda assim, é possível selecionar algumas marcas agregadoras.

Ou seja, é uma forma de tomar nota e peneirar os resultados. E, durante o momento de comparação de sites, é preciso atenção. Nesse caso, estabeleça alguns critérios e elimine, por exemplo:

  • páginas desatualizadas;
  • preços exacerbados;
  • valores muito abaixo do mercado;
  • plataformas com muitas reclamações.

Participe de eventos fechados

Além das pesquisas online, os encontros, as feiras e os congressos são ótimos para encontrar parceiros relevantes, porque conversando com um aqui, outro ali, sempre surgem grandes oportunidades de negócios.

Somado a isso, os catálogos — virtuais ou não — também auxiliam nessa investida de como encontrar fornecedores. Até porque muitas empresas trabalham com esse tipo de proposta, então é um caminho interessante para encontrar empreendimentos que satisfaçam aos seus interesses.

Entre em contato

Uma boa conversa pode resolver muitos questionamentos. Aliás, esse é um jeito interessante de testar, inclusive, o relacionamento do parceiro com o público. Assim, você tem a possibilidade de descartá-lo ou criar o primeiro vínculo de uma relação promissora.

Aposte nos mercados fixos

Alguns setores, como os de eletrônicos e vestuário, contam com os mercados fixos para abastecerem seus estoques. Desse modo, se você pode reservar algumas datas na sua agenda para conhecer lojas de atacado, então, não hesite. Essa é uma maneira particular de analisar os parceiros, seus produtos, suas metodologias.

Como encontrar fornecedores? Essa é uma dúvida comum entre os lojistas, que precisam do apoio de outros para melhor atender seus clientes e vender mais. No entanto, apesar da dificuldade de encontrar um, tenha em mente o seguinte: nunca comprometa a qualidade dos serviços oferecidos. Na dúvida, passe novamente por todos esses processos.

Encontrar o parceiro certo nem sempre é fácil, mas se você gostou deste conteúdo e deseja conhecer mais dos nossos serviços, entre em contato agora mesmo!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *