Como elaborar um calendário de datas comemorativas para e-commerce

As datas comemorativas para e-commerce sempre foram muito importantes, pois aceleram o varejo digital e aumentam, consideravelmente, os resultados de todos os lojistas. Por conta disso, planejar com antecedência as ações dessas datas sazonais é fundamental para garantir um bom aumento no faturamento.

Para que você possa fazer esse planejamento, ter um calendário de datas comemorativas é o primeiro passo. Esse calendário permitirá o planejamento de todas as campanhas com calma, levando em consideração todas as particularidades de cada data para aumentar as chances de conversão.

Neste artigo vamos falar mais sobre esse tipo de calendário, seus benefícios e, principalmente, como elaborá-lo para o seu e-commerce. Confira a seguir!

Benefícios

Ter em mãos um calendário de datas comemorativas para e-commerce permitirá que você se planeje com antecedência para cada um desses dias, preparando-se de acordo com o volume de vendas esperado e com os produtos mais relevantes para cada data.

Essa programação permitirá que você prepare todos os setores da sua empresa para essas sazonalidades. Por exemplo, será possível avaliar as possibilidades de horário de atendimento durante um feriado bom para vendas, ou mesmo avaliar quais os benefícios relacionados ao frete podem ser ofertados, sem correr o risco de ter prejuízos por conta de uma ação tomada na última hora.

Como elaborar o calendário

Pesquisa

Naturalmente, o primeiro passo para elaborar o seu calendário é pesquisar as datas relevantes para seu e-commerce. Mais do que apenas datas de vendas já conhecidas (Dia das Mães, Black Friday, etc.), procure também por datas curiosas em seu segmento. Um bom exemplo para uma loja de materiais de escritório é o Dia da Secretária, que é comemorado no dia 30 de setembro.

Cronograma

Consideradas todas as datas, verifique todas as que fazem sentido para a sua loja e que podem impactar positivamente as suas vendas. Baseado nessas datas, monte seu cronograma, já se preparando para começar todo o planejamento, pelo menos, 45 dias antes da data em si. Assim, será possível avaliar todos os fatores antes de colocar a campanha no ar.

Considere todos os pontos

Dentro dos 45 dias separados para cada data comemorativa, considere todos os pontos relevantes para que as vendas sejam realizadas. Confirme se algum ajuste logístico, seja de integração ou negociação com transportadora, deve ser feito.

Acompanhe também as ações de marketing que serão realizadas, as ofertas e promoções escolhidas para o período, se há necessidade de atendimento diferenciado para a data e se há mudanças no layout do site para se adequar à sazonalidade.

Todos esses fatores são muito importantes para aumentar as vendas e também podem ser essenciais para fidelizar seus clientes.

Dicas para faturar mais

Para aumentar o faturamento nessas datas comemorativas para e-commerce, sua loja ainda pode lançar mão de diversas outras formas de incentivar seus consumidores a comprar. Algumas dessas formas são:

  • cupom de desconto: ofereça cupons de desconto para compras a partir de um valor específico, ou para alguns produtos que você tem maior interesse em vender nessa data;
  • vale-presentes: o uso de vale-presentes tem se tornado cada vez mais comum. É uma possibilidade interessante para aqueles que querem presentear alguém especial, mas não sabem exatamente como;
  • frete promocional: assim como os cupons de desconto, redução ou gratuidade no frete para compras de maior valor — ou para produtos e regiões específicas — são uma ótima maneira de aumentar suas vendas.

Destacar os produtos que têm esses tipos de condições especiais, seja com banners ou com um posicionamento privilegiado em sua página de vendas, são ótimas alternativas. Dessa forma, os usuários verão valor imediato e contribuirá, assim, as chances de conversão.

Considerando todos esses fatores, já podemos considerar como fundamental a necessidade de um calendário de datas comemorativas para e-commerce bem elaborado. Além de aumentar o seu potencial de vendas, esse tipo de ação sazonal pode melhorar a sua relevância diante de seus clientes, o que fará com que eles retornem à sua loja quando precisarem de novos produtos.

Agora que você já sabe a importância de ter um calendário estratégico, que tal dar uma olhada nessas 4 dicas para preparar o seu e-commerce para as datas festivas que preparamos para você? Confira agora mesmo!

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Um comentário em “Como elaborar um calendário de datas comemorativas para e-commerce

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