Como criar uma campanha eficiente de frete grátis

Um dos aspectos de uma venda que pode ser responsável tanto pelo fechamento, quanto pela desistência, é o valor do frete. Muitas empresas acabam se aproveitando disso para crias novas estratégias comerciais, atrair novos clientes e alavancar o faturamento. Pensando nisso, resolvemos criar esse post para falar melhor sobre como criar uma campanha eficiente de frete grátis e quais benefícios ela pode proporcionar para o negócio.

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Como criar uma campanha eficiente de frete grátis

Quais cuidados devem ser tomados ao criar uma campanha de frete grátis?

Um dos primeiros (talvez o principal) cuidados que se deve tomar ao adotar a política do frete grátis é avaliar se a empresa possui condições de adotar essa modalidade sem que os custos comprometam a rentabilidade do negócio. Isso porque, ao tirar do cliente a responsabilidade pelo pagamento do frete — ou parte dele — a empresa passa a arcar por inteiro com os valores cobrados pelas transportadoras.

Outro ponto importante a se definir é o objetivo dessa campanha, quando e como ela será aplicada. Por exemplo: se o objetivo é aumentar as conversões de determinado produto, a melhor estratégia é adotar o frete grátis para esse item. Por outro lado, se a intenção é aumentar o valor do ticket médio de vendas, uma boa opção é oferecer frete grátis a partir de determinado valor no carrinho de compras.

Ou seja, já que é financeiramente impossível oferecer frete grátis para todos os itens, em todas as vendas, para todas as regiões, o planejamento adequado envolve um objetivo e uma solução que seja coerente com a meta estabelecida.

Como essa estratégia pode ser colocada em prática?

Essa estratégia envolve muito cálculo e planejamento para que a empresa não tenha que arcar com custos excessivos que comprometam a saúde financeira do negócio. Portanto, primeiramente é preciso definir a dimensão do impacto financeiro que o frete grátis trará para a empresa e se o retorno que pode ser obtido compensa o risco.

Também é preciso definir qual é o objetivo da campanha e de que forma ela será aplicada. Isso ajuda a evitar que o planejamento e a execução sejam ordenados, contribuindo para que o objetivo principal seja alcançado com sucesso. Vale incluir no planejamento o período de duração da campanha — além da negociação com as transportadoras a respeito do cumprimento dos prazos.

Outro ponto relevante é a respeito da escolha do cliente pelo tipo de frete que ele deseja. Isso porque frete grátis implica em prazos maiores — visto que frete grátis com prazos curtos seria algo inviável para o negócio em termos de custos. Logo, é importante permitir que o consumidor escolha em receber o produto com um prazo maior, sem ter que pagar por ele, ou efetuar o pagamento do frete e receber a compra com poucos dias.

Quais são os benefícios dessa prática?

O frete grátis pode contribuir para reduzir os índices de desistência da compra na hora do fechamento, para aumentar os níveis de satisfação dos clientes, obter novas indicações de compras, alavancar as vendas e aumentar o faturamento.

Com tantos benefícios, podemos dizer que, por consequência, uma campanha de frete grátis pode contribuir positivamente para a estratégia de vendas e de marketing — aumentando as vendas e promovendo a empresa. Entretanto, deve envolver um planejamento cuidadoso antes de ser colocada em prática.

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