Como calcular o ROI do seu negócio

Você sabe o que é ROI? O Return of Investment, ou retorno sobre o investimento, em português, é um termo muito usado entre as empresas. É utilizado para falar de retornos financeiros e investimentos.

Existe uma frase consagrada entre os empresários: para fazer dinheiro, precisa gastar dinheiro. Ou seja, investir. Exatamente sobre isso que o ROI trata. O quanto de retorno cada real aplicado no projeto traz.

Como calcular o Roi

Como calcular o ROI do seu negócio

Ninguém investe esperando prejuízos, certo? Cada centavo deve retornar multiplicado. O tempo e a quantidade de capital investido é o que define se o ROI de um negócio é bom ou não. Essa mensuração deve ocorrer o tempo todo. Afinal, se o retorno dos seus competidores for melhor, é sinal de que algo não está dando certo.

Para calcular isso com exatidão, você precisa de uma contabilidade apurada. Todo dinheiro deve estar registrado – de preferência em um sistema financeiro no qual você possa lançar cada investimento da empresa.

Por meio do sistema você saberá quanto gastou no seu negócio. E também por ele, poderá traçar formas de identificar quanto de dinheiro retornou sobre esse investimento. A diferença entre os investimentos e os lucros é sua taxa de ROI. A fórmula mais usada é basicamente essa:

(Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Mas calcular o ROI não é o bastante. É preciso entender outros dados e saber analisar isso de forma estratégica. Há ainda outros dois fatores importantes que devem ser consideradores.

Ciclo de vida do cliente

O LTV, ou Lifetime Value, é um termo usado para denotar quanto tempo o cliente permanece na carteira da empresa. Através deste dado, é possível entender quanto tempo cada cliente está gerando lucro para a empresa  –  e saber se deve investir mais nele ou não.

Custo de aquisição do cliente

Já o custo de aquisição do cliente (CAC) diz respeito à quantia média de dinheiro necessária para conseguir um cliente. Isso é fundamental para medir exatamente quanto dinheiro cada ação demanda para conseguir um cliente e saber se esse cliente pagará o dinheiro investido, trazendo lucros.

Porque você deve calcular ROI, LTV e CAC

O ROI é o grande negócio do marketing que pode ser aplicado em diversos setores e decisões empresariais. No momento de apresentar um projeto de publicidade, toda a comunicação e ferramentas de aquisição de clientes devem provar ser tangíveis e lucrativas.

As taxas de ROI, LTV e CAC, surgiram então para evidenciar por meio de números e resultados concretos a necessidade do marketing para as empresas. Então, se existem métricas já consolidadas para avaliar o desempenho das suas atividades, por que não utilizar?

Em suas próximas ações, tente definir métodos de calcular o seu ROI e mantenha esse número sempre à vista. Dessa forma que toda sua equipe terá números reais como referência e você terá noções mais práticas de como andam seus investimentos na empresa.

O que achou deste conteúdo? Entendeu o que é ROI? Frequentemente fazemos materiais gratuitos como esse para ajudá-lo a melhorar em sua gestão empresarial. Deixe o seu comentário e nos conte suas ideias, críticas ou sugestões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *