Checkout do e-commerce: 6 dicas para não perder vendas

Você sabe o que é o checkout do e-commerce? O checkout significa encerrar o processo de compra de um ou mais produtos na sua loja virtual. Após o usuário selecionar os produtos que deseja comprar, ele coloca esses itens no carrinho e aperta aquele botão de “concluir compra”, “confirmar compra” ou “efetuar o pagamento”.

Esse passo, durante o processo de compra, é extremamente importante. É nele que 70% dos usuários simplesmente desistem de suas compras. E você sabe o motivo? Situações complicadas, falta de segurança e informações, além de muitos outros motivos que você deve evitar.

É por isso que hoje você vai saber 6 dicas para o checkout do seu e-commerce que você deve seguir para não perder vendas. Confira!

checkout passo a passo da compra até a entrega

1. Reduza a quantidade de cliques no checkout do e-commerce

Faça o teste. Verifique quantos cliques têm todo o processo de checkout do seu e-commerce. Se você contar mais que três cliques, chegou a hora de revisá-lo. O excesso de telas para que o consumidor conclua uma compra é apenas um estímulo para que ele se aborreça e largue o processo.

2. Deixe os certificados de segurança sempre visíveis

Com o crescimento da quantidade de golpes e fraudes pela internet, é normal que o consumidor tenha medo de fazer compras nela usando os seus dados e cartões. Para que o consumidor sinta-se mais à vontade durante o procedimento de checkout e possa concluir a compra tranquilamente, deixe os certificados de segurança sempre em locais visíveis.

3. Retire do checkout as distrações que levem a fuga

O momento de perguntar ao consumidor se ele deseja continuar comprando é na página do carrinho de compras e não durante o checkout, ou seja, quando ele aperta o botão “finalizar compras”. Partindo dessa orientação, deixe a área de checkout do seu e-commerce bem limpa e livre de banners, menus e outros links que levem o consumidor para fora dela. Revise todas as rotas de fuga, inclusive topo e rodapé do site durante o checkout.

4. Deixe os botões de call-to-action visíveis e atraentes

Durante uma compra em um site qualquer, você já se perguntou onde clicava para dar continuidade ao procedimento? Lembra-se de como isso é frustrante e ao mesmo tempo irritante? Pois bem, é assim que o seu consumidor pode se sentir se isso ocorrer no seu e-commerce. Para evitar essa frustração, deixe os botões de call-to-action bem visíveis e atraentes. O consumidor pode e deve fazer tudo sozinho, portanto, facilite as suas ações.

5. Ofereça muitas formas de pagamento

Quando você, no checkout, limita a forma de pagamento do seu consumidor, o risco de perder a venda é maior. Alguns e-commerces chegam a oferecer compras parceladas em mais de um cartão de crédito! Tudo bem que você não precisa chegar a tanto, porém, oferecer pagamento em débito, crédito, boleto bancário e transferência já é um bom começo.

6. Deixe todas as informações claras

Quando o seu consumidor apertar o botão de “confirmar compra”, ele deve ser redirecionado para a página onde ele terá uma visão completa a respeito dessa compra. Nela, você deve descrever os produtos, o valor total, as opções de pagamento, as opções de frete, os prazos de entrega e a possibilidade do consumidor determinar como ele deseja concluir a transação.

Oferecer mais de uma opção de frete é uma maneira de não perder as vendas no checkout. Dependendo do valor do item que está sendo comprado e do lugar onde o seu cliente mora, o valor frete pode ser mais caro que o produto em si. Evite essa situação oferecendo opções de frete. Para isso, tenha um bom gateway de fretes na sua plataforma de e-commerce e aumente a conversão em vendas.

Não basta ter preços competitivos, um belo site e campanhas promocionais para atrair consumidores para o seu e-commerce. Torná-lo fácil de usar, principalmente na hora de concluir as compras, garante que você não perca as suas vendas durante o checkout. Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail mais dicas como estas e fique bem informado para garantir o aumento das conversões em vendas no seu e-commerce.

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