Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

A administração de uma empresa virtual é, cada vez mais, uma tarefa complexa e exigente. São muitos aspectos a serem administrados de uma só vez e a concorrência não para de crescer, tanto online quanto em lojas físicas. Para aproveitar o público disponível, é preciso usar técnicas e estratégias inteligentes visando taxa de conversão.

Existem algumas atitudes que podem c do seu e-commerce, sem demandar grandes investimentos ou custos. No artigo de hoje separamos algumas dicas valiosas para impulsionar seus lucros. Confira:

Aumentar a taxa de conversão

Invista em métricas que podem aumentar a taxa de conversão

Uma das grandes vantagens de ter um e-commerce é que esse tipo de loja permite que praticamente tudo seja medido e analisado. Por isso, não deixe de aproveitar esse benefício e invista nas métricas!

Analise o padrão de compras, o ticket médio, a taxa de abandono de carrinho e muito mais, pois essa é uma excelente forma de entender o que os usuários fizeram na sua página, e então otimizar os pontos do processo que estão gerando perdas.

Reduza o frete

Acredite: o frete é o maior vilão da taxa de conversão do seu e-commerce. Muitos dos compradores colocam os produtos desejados no carrinho e depois desistem quando veem o valor de envio. Como o frete é extremamente caro no Brasil, é preciso ter cuidado ao analisar as maneiras de reduzi-lo.

Estude se a melhor opção para você não é o E-Sedex (que oferece taxas diminuídas para e-commerces) ou se é preferível ser mais ousado e arcar com esse gasto, zerando o custo para o cliente e compensando no volume de vendas.

Tenha um site amigável

Atualmente muitas pessoas compram através de dispositivos móveis, especialmente smartphones. Use essa informação para aumentar suas vendas: um site com adaptação para celulares pode fazer uma grande diferença. Deixar este volume de compradores em potencial de lado seguramente reduzirá seus lucros e poderá minar a rentabilidade do seu empreendimento virtual.

Aposte no overdelivering

Você já ouviu falar de overdelivering? Essa estratégia faz sucesso nos Estados Unidos e começa a despertar interesse dos e-commerces por aqui. A técnica consiste em entregar algo além daquilo que o usuário comprou. Isso pode se traduzir no envio de um brinde, um cupom de descontos ou até mesmo um prazo de entrega mais curto do que o acordado. Quando isso acontece, o comprador fica ainda mais satisfeito com a aquisição e certamente terá mais chances de fazer outro negócio.

Tenha preenchimento automático

Essa é uma tática simples, mas que faz uma tremenda diferença. Muitas pessoas odeiam ficar preenchendo formulários e esse momento é um dos que podem reduzir muito a taxa de conversão do seu e-commerce.

Existem diversos dispositivos que podem ser instalados para contribuir nesse quesito. Um dos mais importantes é aquele que utiliza o CEP para já preencher o endereço. No entanto, ele não é o único: converse com seu desenvolvedor de sistema! Ele poderá ajudá-lo a superar as expectativas nesse quesito.

Possibilite a avaliação dos clientes

Muitas vezes, é a avaliação (juntamente com os comentários) que é decisiva na compra do cliente. Com a disponibilização desse espaço, você aumenta a confiabilidade tanto no produto escolhido (devido à sinceridade das avaliações) quanto na idoneidade do seu comércio virtual.

Otimize a landing page

Por ser muitas vezes o primeiro contato que o cliente tem com sua loja, a landing page tem que causar uma ótima impressão. Para isso, você deve se atentar especialmente ao design, cores utilizadas e harmonia, criando um ambiente em que as informações estejam dispostas da maneira certa, e os recursos sejam alocados da forma mais intuitiva possível.

Invista em um checkout otimizado

Na hora do fechamento da compra, vale a pena prestar especial atenção ao checkout: você pode reduzir o número de páginas, de campos, ou ainda fazer mudanças no layout e nos textos, para que a compreensão do todo se torne mais dinâmica e intuitiva.

E então, gostou dessas dicas de como aumentar a taxa de conversão do e-commerce? São atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença nos seus resultados! Se tiver uma sugestão ou dúvida, escreva para nós nos comentários!

 

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