atraso nas entregas

5 alternativas para seu e-commerce não atrasar nas entregas

Dentre as principais vantagens que a internet trouxe para o consumidor, a possibilidade de pesquisar, se informar e comprar um produto é uma das principais. Visto isso, é inegável que o setor de e-commerce vem crescendo e mostrando-se cada vez mais vantajoso, tanto para o cliente quanto para o lojista.

Mas nem tudo são flores! Ainda há algumas falhas nesse modelo, e o atraso nas entregas é uma das principais. Esse é um grande ponto de atenção, pois atrasos prejudicam a reputação da loja e proporcionam um grande prejuízo, até mesmo com a possibilidade da queda nas vendas.

Portanto, o post de hoje traz 5 dicas práticas e eficientes para você solucionar ou manter-se longe do problema do atraso nas entregas. Continue a leitura!

1. Conheça seu estoque

A primeira coisa a ser feita para evitar qualquer atraso nas entregas é conhecer muito bem o seu estoque. É fundamental saber quais são os produtos que têm uma maior saída e, então, elaborar estratégias para que eles nunca estejam em falta.

Essas medidas podem ser desde sempre solicitar uma quantidade grande para os fornecedores, até trabalhar com estoque descentralizado e, assim, ter um risco menor de atraso em sua entrega.

Além disso, tente fazer previsões da demanda futura de todos os itens. Isso ajudará você a se planejar e melhorar a logística de toda a sua operação.

2. Trabalhe com transportadoras

A grande vantagem de trabalhar com transportadoras é que elas costumam ser mais flexíveis e ágeis do que os Correios. Além disso, com elas, não há restrição de limite do tamanho ou do peso das encomendas.

Outra vantagem é que, com as transportadoras, a chance de que haja alguma paralisação por motivos de greve é praticamente nula. Consequentemente, as possibilidades de haver atraso nas entregas também diminui consideravelmente.

3. Prometa um prazo que você possa cumprir

Obviamente, uma das maneiras de incentivar o cliente a finalizar uma compra é oferecer modalidades rápidas de entrega.

Porém, não se esqueça de que imprevistos podem acontecer. Portanto, é bom sempre ter uma margem de “gordura” de tempo no momento de informar o prazo de entrega dos pedidos.

Trabalhando dessa maneira, a loja ficará resguardada diante de qualquer problema logístico que poderá ocorrer. E, se o produto chegar antes do prometido, o cliente se surpreenderá!

4. Pense em alternativas práticas

Dependendo da abrangência da sua loja virtual, uma das saídas é oferecer possibilidades alternativas à entrega tradicional.

Nesse sentido, destacamos a opção de o cliente poder retirar o produto na loja. Dessa maneira, há um cenário totalmente favorável para o cliente, que não precisará arcar com o frete, e também para a loja, que poderá aproveitar para fidelizar o cliente no momento de retirada do produto.

Outras alternativas são a utilização do serviço de entrega de moto para lugares que são próximos do negócio. Assim, o cliente recebe o produto rapidamente e você garante uma entrega bem-sucedida dentro do prazo prometido.

5. Seja parceiro do seu fornecedor

Firmar uma parceria forte com o fornecedor é uma ótima medida para evitar atraso nas entregas, pois permite que você possa adotar a modalidade Drop Shipping.

A Drop Shipping funciona da seguinte maneira: o cliente compra na sua loja virtual e o pedido é enviado para o fornecedor que, então, deverá entregá-lo diretamente ao cliente. Esse cenário elimina o tempo de entrega do fornecedor até você, acabando com um ponto que pode contribuir com o risco de ocorrerem atrasos.

E então, pronto para eliminar de vez o atraso nas entregas do seu e-commerce? Para continuar aprimorando seu negócio cada vez mais, assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

Um comentário em “5 alternativas para seu e-commerce não atrasar nas entregas

  1. Acho que ocorre um engano na questão transportadora.Elas não são muito mais ágeis que os correios e praticam preços muito acima para pequenos e médios.E os atrasos com transportadoras são muito mais frequentes do que se imagina,Basta ver a quantidade de reclamações que tem a Jadlog por ex. Eu acho que as transportadoras ainda estão engatinhando,bem longe de atingir o ponto ideal para atender e-commerce.Basta ver que usam etiqueta perecível (mais cara) para produtos diferenciados.Quem cumpre com suas obrigações não precisa diferenciar produtos,basta ter entrega pontual e cuidado com a mercadoria que dá tudo certo.
    Mas o brasileiro trata de forma diferenciada os e-commerces nacionais dos internacionais.Compram produtos da China em lojas virtuais e esperam de 2 a 3 meses para receberem e não reclamam,e dos sites nacionais querem pra ontem.

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