Qual a importância da automação do rastreamento no e-commerce?

O e-commerce brasileiro vem crescendo de forma irrefreável, e os números que compõe as projeções de especialistas para 2016 são bastante favoráveis para quem trabalha com uma loja virtual. Espera-se que o segmento apresente um crescimento de 18%, movimentando o montante de R$57 bilhões. Este notável crescimento, no entanto, traz consigo alguns desafios para os gestores e, dentre os principais, podemos destacar o sistema de entrega de pedidos: o rastreamento no e-commerce.

Importância do rastreamento no e-commerce

Em um mercado cuja demanda não para de crescer, lidar com centenas de milhares de pedidos torna a automatização dos processos logísticos  uma característica indispensável para operações cujos gestores prezem por agilidade e precisão, e incorporar isso ao seu sistema de loja virtual é uma integração crucial para assegurar a qualidade total em toda a cadeia de processos. A seguir, entenda o porquê:

Entendendo o rastreamento no e-commerce

O rastreamento no âmbito da logística para e-commerce consiste em um sistema cuja utilização se dá no estágio pós-venda, através do qual o cliente poderá acompanhar a movimentação da sua carga durante todo o processo de transporte.

Integrando sistemas a favor da precisão

Boa parte das lojas virtuais utiliza transportadora e, no caso de algumas, mais de uma. A integração do ERP da loja virtual com os sistemas de transportes é uma prática muito importante para se obter precisão nas informações. Tendo em mãos dados referentes aos estágios do transporte, o gestor pode avaliar o quadro geral do sistema logístico e aprimorar a operação através da avaliação de pontos divergentes, como, por exemplo, qual transportadora atrasa mais as entregas, quais os clientes mais afetados e etc.

Aprimorando a comunicação com o cliente

Um dos fatores que mais pesam sobre a reputação geral de um e-commerce é a confiança, e a qualidade do transporte diz muito sobre isso. Atraso nas entregas, falta de assistência, avarias e extravios com as mercadorias figuram entre as principais reclamações dos clientes.

É necessário enviar feedbacks precisos a eles, e a automatização deste importante processo é a melhor forma de fazer isso, daí a importância da integração com os sistemas das transportadoras. O cliente precisa ficar a par de cada movimentação da mercadoria, exatamente quando ela se deu. Isso transmite mais confiança a ele para comprar com você novamente.

Definindo a estrutura ideal

Planejamento é essencial para qualquer gestor, principalmente para quem está começando na web. Definir os melhores sistemas é uma escolha que refletirá diretamente na qualidade da operação como um todo.

Existem diversas plataformas de e-commerce, sendo a mais popular o Magento. Contando com diversos módulos disponíveis para implementação, é a mais instável, segura e completa de todas, além de possuir seu código aberto, o que oferece uma flexibilidade imensa para a adequação e integração dos seus sistemas às necessidades da sua empresa, considerando também que, devido à popularidade da plataforma, existem diversos serviços de hospedagem específica para Magento.

Otimizando o checkout com o gateway de fretes

O checkout é a etapa em que o cliente efetiva a compra, e a automatização deve começar neste ponto. Algumas plataformas já estão integradas aos sistemas de gateway de fretes, e a Magento é uma delas.

Essa integração conjunta entre a plataforma e transportadora permite às lojas virtuais oferecer diversas opções de entrega aos clientes, bastando inserir o CEP destinatário para que a gama de possibilidades seja explanada, processo este que ocorre de forma automática. O checkout otimizado aprimora o processo de rastreamento do e-commerce e é o primeiro passo para alinhar a logística de transporte.

Para finalizar, lembre-se sempre de que a qualidade do sistema logístico do seu e-commerce é um dos principais indicativos de comprometimento e profissionalismo de uma loja virtual, e é com base neste e em outros fatores que o seu comprador vai evangelizar a sua empresa ou simplesmente não comprar mais. Prova disso são os elogios de clientes de grandes e-commerces sobre entregas realizadas em incríveis dois a três dias, com o produto bem embalado e conservado.

Configuração de Rastreio Frenet em lojas Magento

Você utiliza a plataforma Magento em sua loja virtual? Então veja como é fácil configurar o rastreamento com o Frenet.

E então, você já trabalha com a automatização do rastreamento no seu e-commerce? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários!

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