Afinal, qual a importância da embalagem no comércio eletrônico?

A experiência com o consumidor é tema recorrente nas ações que envolvem o comércio eletrônico. Isso porque não é tão simples atrair e manter um cliente leal à marca. Por conta disso, cada detalhe precisa ser devidamente pensado, a fim de conquistá-lo. E isso inclui a escolha da embalagem.

De acordo com a pesquisa do diplomata francês Jean-Pierre Lacroix, a embalagem desempenha um papel importante em um e-commerce. O estudo apontou que mais de 60% dos consumidores valorizam o fato de os produtos serem protegidos durante o transporte.

O assunto também ganhou destaque no 17º Congresso Brasileiro de Embalagem, realizado pela Fecomércio de São Paulo. E a indústria já pensa em reformular a forma de empacotamento, a fim de reduzir o desperdício de papel e melhorar a entrega para os consumidores.

Preparamos este artigo para mostrar a você o quanto essa informação é importante. Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro!

Garante a segurança dos produtos

Antes de tudo, a proteção é o detalhe imprescindível durante o transporte, porque demonstra uma logística planejada. Desse jeito o cliente recebe o que comprou sem qualquer dano ou avaria.

Nesse caso, a depender da mercadoria, o material de acomodação deve atender a esse principal requisito, a fim de evitar transtornos. Veja como isso pode ser feito:

  • papel (seda, kraft, pardo): ajudam a envolver os produtos, garantindo assim a proteção necessária;
  • papel fragmentado ou almofada de ar: evita a movimentação de objetos pequenos dentro das caixas;
  • caixa de papelão: acomoda os itens, segundo as suas dimensões;
  • placas de isopor ou plástico bolha: minimiza o impacto dos produtos mais frágeis.

Auxilia a identificação

A movimentação de cargas por meio dos transportes aquaviário, aéreo e rodoviário é intensa e volumosa. Em função desse trânsito constante e frenético, é muito importante que as embalagens sejam devidamente identificadas, já que isso também é uma de suas funções.

Ou seja, a identificação é uma das maneira que o outro tem de lidar com a mercadoria. Nesse caso, os caracteres e símbolos devem ser legíveis, já que isso agiliza o processo de armazenagem e transporte, evita extravios e auxilia a rastreabilidade.

Agrega valor para o comércio eletrônico

Uma embalagem bem feita, com design diferenciado, pode colocar a sua empresa à frente da concorrência. Isto é, esse tipo de atitude é capaz de interferir na tomada de decisão do cliente. Logo, deve ser pensada estrategicamente.

Além da segurança, opte também por embalagens ergonômicas e atraentes, porque isso tende a aguçar os sentidos de quem as recebe. Nesse caso,

  • utilize material com textura diferente;
  • borrife essência (agradável) com o cheirinho da loja;
  • faça dobraduras diferenciadas;
  • envie pequenos brindes;
  • escreva cartinha de boas-vindas ou agradecimento;
  • use adesivos com o logo da marca (reforça a identidade visual).

Independentemente do item adquirido, uma embalagem bem construída e funcional tem o poder de encantar os clientes.

Isso fica claro na pesquisa realizada pela multinacional MeadWestvaco Corporation (MWV), especialista no ramo de embalagens. De acordo com o estudo, cerca de 70% dos clientes voltam a comprar quando os embrulhos são atraentes e seguros.

Os procedimentos em um comércio eletrônico passam por diferentes etapas. Certamente, os cuidados com a escolha da plataforma, layout do site, softwares de gestão, entre outros, fazem a diferença. No entanto, todas essas ações podem não surtir efeito se o cliente ficar insatisfeito com os danos causados ao produto, devido a falta de cuidado com a embalagem.

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