5 erros no e-commerce que mais atrapalham suas vendas

Embora o e-commerce seja uma opção cada vez mais considerada entre os consumidores, alguns erros cruciais podem fazer com que o usuário perca o interesse e desista da compra. Com problemas que vão desde a estruturação até a finalização da compra, esses erros afetam diretamente no faturamento e fidelização dos clientes – e a sua empresa pode estar cometendo alguns deles. Para evitar perder dinheiro, vendas e clientes, confira os cinco erros no e-commerce que mais atrapalham sua empresa.

erros no e-commerce gráfico decrescente

Processos muito longos

Imagine que o usuário deseje comprar um produto, mas perca mais tempo tentando finalizar a compra do que efetivamente gastou escolhendo o produto. Isso faz com que o usuário perca o interesse na compra ou, caso ela seja necessária, que ele não retorne futuramente. Isso acontece quando um e-commerce exige muitas etapas no processamento da compra, muitas das quais não-intuitivas. Esse erro, entretanto, pode ser corrigindo condensando o processo – como ao agrupar a entrada de dados de pagamento e de entrega, por exemplo – e também ao oferecer a possibilidade de compra expressa ou em um clique.

Problemas de cadastro

Quando o usuário não consegue se cadastrar, a compra não poderá ser efetuada – e ele provavelmente não retornará no futuro. Problemas no cadastro já existente, como erros para acrescentar um novo endereço ou forma de pagamento, também prejudicam a experiência do usuário, que sente que a loja não consegue atender as suas necessidades.

Erros na hora do pagamento

Uma autenticação com o cartão de crédito que não acontece, um boleto que não é gerado ou, pior ainda, um pagamento que é efetuado duas vezes por engano são erros na hora do pagamento que podem trazer dores de cabeça ao usuário e fazer com que ele desista da compra. É importante, portanto, que o processamento do pagamento seja seguro e também eficiente, garantindo o sucesso da venda.

Excesso de propagandas

Um layout simples é fundamental para que o usuário possua uma boa experiência, mas isso não é conseguido quando o e-commerce possui propagandas por todos os lados e, pior ainda, pop-ups não solicitados. Isso coloca em xeque não apenas a experiência do usuário, mas também a credibilidade do e-commerce e, por isso, é um dos erros que mais podem atrapalhar. As propagandas não são proibidas, mas devem estar alinhadas com a proposta do e-commerce e não estarem em quantidades excessivas.

Problemas com o frete

O frete, entretanto, pode ser o grande vilão para qualquer e-commerce, já que dados da comScore mostram que 55% das pessoas que desistem das compras têm como motivo o frete. Por isso, é fundamental que o e-commerce ofereça um cálculo correto e sensato, já que um frete que se torna mais caro do que o próprio produto fará com que o cliente abandone compra. Os altos valores do frete, inclusive, foram o motivo do abandono da compra de 74% dos clientes em uma pesquisa realizada pela Econsultancy no Reino Unido.

Também é fundamental oferecer opções, já que nem todo cliente pode ou deseja esperar de 5 a 7 dias úteis – ou mais – para receber a sua encomenda. Pensar nas diferentes necessidades de consumo é fundamental para oferecer fretes que atendam a todas as necessidades.

Os maiores erros no e-commerce estão relacionados ao processo de compra, a propagandas excessivas e principalmente ao frete, que pode ser o grande culpado do abandono de compras. Conte nos comentários: em sua opinião, qual o pior erro que um e-commerce pode cometer?

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