5 dicas para negociar com a transportadora e ter o melhor preço

A escolha da melhor empresa para transporte de cargas implica em um fator importante, visto que isso faz com que se economize no processo de entrega do produto.
Confira 5 dicas para negociar com transportadoras, ter o melhor preço no frete e assim conseguir obter uma boa vantagem financeira.

Dicas para negociar com transportadoras

Faça cotações

É preciso fazer a cotação em pelo menos três empresas para garantir, dessa forma, o melhor preço. Com isso você não apenas tem noção dos valores, como também consegue diferentes opções para pagamento. Essa regra só não é válida para os casos de contrato exclusivo com uma única transportadora.

Com uma cotação em mãos é possível negociar e realizar contraofertas a fim de obter ainda mais vantagens.

Dê preferência para transportadoras com rastreamento de cargas

É preciso que as suas cargas estejam seguras e protegidas durante todo o trajeto e, quanto maior o cuidado, melhor. As transportadoras que utilizam rastreadores podem garantir que se tenha um acompanhamento real desde a coleta até a entrega da carga, garantindo que o que foi prometido está sendo cumprido.

Esse rastreamento pode ser também bastante útil para empresas que trabalham com e-commerce porque pode-se saber exatamente onde o pedido do cliente está e solucionar alguns problemas com fretes.

Forneça informações para a elaboração do contrato

A transportadora precisa de diversas informações sobre o seu negócio para conseguir estipular o valor do frete. Além de saber qual é o tipo de carga a ser transportada, é necessário também conhecer o ponto de coleta, o valor médio das notas fiscais, quantidade de pedidos que são enviados por período, peso dos produtos, etc.

Quanto mais detalhadas as informações, mais justo será o orçamento, por isso, antes de sair fazendo cotações, faça um check list sobre a sua operação e siga essas dicas para negociar.

Negociar com transportadoras e obter o melhor preço

Convencer a transportadora a fornecer um desconto pode muitas vezes ser uma tarefa difícil, porém, quando se tem um grande volume de carga transportada, isso pode ficar mais fácil.

Se possível, elabore junto com a transportadora uma tabela de frete com valores decrescentes conforme o volume do transporte. Dessa forma será uma grande vantagem para ambos os lados e pode-se criar uma boa parceria.

Conheça a área de atuação

Nem sempre a transportadora faz entregas em todo o país ou em todos os lugares em que sua empresa presta serviço, por isso é preciso ficar atento. Nesse caso, para conseguir fazer as suas entregas pode ser necessário contratar mais de uma transportadora, sendo que cada uma atenderá uma região.

Na verdade, não existe uma regra de quantas contratar, mas sempre é preciso considerar os custos logísticos e as vantagens que cada forma de trabalho irá oferecer.

Por isso, quem quer seguir essas dicas para negociar com a transportadora e ter o melhor preço precisa primeiro conhecer muito bem as suas necessidades para depois sair em busca de um fornecedor. E de nada adianta ter um bom fornecedor se a sua empresa não fizer vendas, então não se esqueça também de investir nas demais áreas de seu negócio.

No caso de e-commerce, caso haja algum problema com o transporte, clique aqui e saiba como solucioná-los!

Um comentário em “5 dicas para negociar com a transportadora e ter o melhor preço

  1. As informações são básicas para o processo de Contratação de Transportes, porém , chamo a atenção sobre a saga que tem se tornado quanto a busca de melhores preços na contratação de transportes,
    principalmente num mercado recessivo, lembro que se a negociação for leonina, o tiro pode ser ni pé, citarei algumas situações :
    – RASTREIO, muitas empresas são equipadas mas não usam, por razão econômica, devido ao custo da operação ou se ultilizar de veículo agregado para baratear os custos em época de baixa.(uma pratica cada vez mais frequente nos dias de hoje).
    – Tres Cotações, muito cuidado quanto ao conceito utilizado para equiparação das empresas a serem analisadas, procure informações com os seus clientes ou com os seus concorrentes, nos dias de hoje é muito comum as empresas desativarem operações proprias e diretas sem aviso prévio, lembrando que nesse mercado é muito comum a prática de ecomomia informal…
    – Volumetria e Metricas, se quiser uma negociação honesta, não minta ou omita quantos ao seu fluxo de envios, lembre-se que o transportador é um mestre em malha de distribuição e percebe sem muito esforço as incoerências apresentadas, você pode cair na armadilha de que ” eles fingem que mandam muita carga e eu finjo que acredito” esta é uma relação chama “perde perde”.
    Vai aqui um conselho, analise sua malha de vendas junto a gerência comercial, muitas vendas não justificam os cutos de distribuição, sem contar os retrabalhos provenientes das não conformidades que as mesmas geram na maioria das vezes, lembre-se que determinadas áreas geográficas concorrem inversamente ao fluxo para economia de escala.
    Abraços a todos

    Milton Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *