4 motivos que fazem o frete ser tão importante no e-commerce

Diariamente o gestor de e-commerce deve acompanhar uma lista de fatores para saber como anda o desempenho de sua loja virtual. E um dos itens que não pode faltar é a política de frete, pois ela influencia diretamente na métrica mais importante do e-commerce: as vendas! É fundamental que exista um cuidado especial no momento de definir as regras de frete de sua loja virtual, pois isso influenciará diretamente o sucesso de sua estratégia. Por isso, no post de hoje vamos conferir 4 motivos que fazem o frete ser tão importante.

4 motivos que fazem o frete ser tão importante no e-commerce

Influência direta do fechamento da compra

O consumidor que chega até o checkout está obviamente interessado em fechar a compra e busca apenas um último estímulo. Nesse momento, o valor do frete é impulso final para que ele realize — ou não — o pedido. A taxa de conversão de um e-commerce está diretamente ligada ao valor do frete e por isso é preciso oferecer algo atrativo.

Vale lembrar que não é simples desenvolver uma estratégia para atrair um cliente e ainda direcioná-lo para o carrinho. Perder uma venda faltando poucos cliques, assim, é com certeza muito frustrante, portanto o gestor do e-commerce deve dar uma atenção especial para esse fator.

Diferencial competitivo

Como o frete tem um peso grande na decisão final de compra, essa é com certeza uma ferramenta que pode fazer com que você se destaque de sua concorrência. Claro que é não somente isso e existem outros fatores, como um bom atendimento, mas é importante se atentar à política de frete no e-commerce. Afinal, não adianta ter o melhor atendimento ou serviços se depois a loja irá cobrar um valor expressivo para entregar um produto. Num mercado de muita competição, o frete pode ser o seu diferencial.

Possibilidade de aumento do ticket médio

Nem sempre será possível oferecer frete grátis para todas as compras, mas ele pode ser uma boa ferramenta para aumentar o ticket médio, uma métrica essencial para todo e-commerce. Pode ser que sua loja venda produtos mais simples e baratos, ou itens de tamanho considerável que sejam complicados enviar gratuitamente para o cliente.

Nesses casos uma ótima dica é oferecer o frete gratuito a partir de um determinado valor, pois isso incentiva o cliente a comprar mais, aumentando o ticket médio de sua loja. O interessante dessa estratégia é que ela ajuda na imagem da loja para o consumidor: mesmo não comprando naquele momento ele sabe que no futuro, em outras situações, ele pode voltar e comprar ali.

Ótima ferramenta de marketing

Os grandes players do e-commerce normalmente são conhecidos por oferecerem ótimas condições de frete — e não estamos falando só dos que atuam no Brasil. Existem diversas lojas internacionais conhecidas pelo “free shipping for all the world”, ou seja, “entregas gratuitas em todo o mundo”. Assim, o frete também funciona como uma ferramenta para impulsionar o marketing de um comércio eletrônico.

Existem várias maneiras de usar o frete a seu favor e aproveitar essas quatro vantagens. Você pode, por exemplo, oferecer frete gratuito na primeira compra, para conquistar o cliente, ou aumentar um pouco o prazo de entrega para diminuir o valor. O importante é não deixar de acompanhar como está a sua política de frete.
O que você pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário com sua opinião sobre o frete gratuito!

Veja também como criar regras de frete utilizando o Frenet:

Criar regra de frete é simples assim!

2 comentários em “4 motivos que fazem o frete ser tão importante no e-commerce

  1. Parabéns, ótimo Artigo! Muita gente preocupa em fazer o prospecto ou cliente chegar até o checkout , mas o que adianta chegar lá e não efetivar a compra devido ao frete? Temos sempre que pensar em todos os processos !

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